22/set/2025
Satisfaction with a telehealth service among older adults
DOI: 10.31744/einstein_journal/2025AO1578
Highlights ■ The average total QAS-Tele score was 4.71±0.54 out of 5. ■ Higher satisfaction was reported by older adults in the younger age range. ■ Higher satisfaction was reported by individuals currently working. ■ Higher satisfaction was reported by individuals with a higher number of comorbidities. ABSTRACT Objective: This retrospective observational study analyzed satisfaction with a telehealth service in older individuals living in a metropolitan city in Brazil. Methods: Sociodemographic, clinical, and telehealth service details (number of clinical appointments […]
Palavras-chave: Idoso; Satisfação do paciente; Inquéritos e questionários; Telehealth patient monitoring; Telemedicina
22/set/2025
Patient and on-site physician satisfaction with a comprehensive specialist teleconsultation program
einstein (São Paulo). 22/set/2025;23:eAO1762.
Ver Artigo22/set/2025
Patient and on-site physician satisfaction with a comprehensive specialist teleconsultation program
DOI: 10.31744/einstein_journal/2025AO1762
Highlights ■ Net Promoter Scores of 85 and 91 among patients and physicians, respectively, over three years. ■ A total of 99.3% of patients were satisfied with the teleconsultation. ■ A total of 98.5% of physicians reported overall satisfaction with the program. ■ Surveys reflect excellence in telemedicine expert consultation. ABSTRACT Objective: Telemedicine via teleconsultations enhances access to specialized care. However, the degree of satisfaction among patients and providers with this method remains unclear. This study assessed patient and on-site […]
Palavras-chave: Satisfação do paciente; Remote consultation; Inquéritos e questionários; Telemedicina
22/jun/2022
What are the implications of problem-solving capacity at Primary Health Care in older adult health?
einstein (São Paulo). 22/jun/2022;20:eGS6791.
Ver Artigo22/jun/2022
What are the implications of problem-solving capacity at Primary Health Care in older adult health?
DOI: 10.31744/einstein_journal/2022GS6791
ABSTRACT Objective To evaluate Primary Health Care attributes and analyze the association between the fulfilment of these attributes and problem-solving capacity of services for elderly patients. Methods A cross-sectional, observational, quantitative study. The Primary Care Assessment Tool, designed to assess Primary Health Care attributes, was employed to evaluate elderly users of Primary Care Units located in the south region of the city of São Paulo (SP). Results Many attributes assessed at the reference services were considered as unsatisfactory by users. […]
Palavras-chave: Envelhecimento; Family practice; Health care quality, access, and evaluation; Health of the elderly; Acesso aos Serviços de Saúde; Serviços de saúde para idosos; Satisfação do paciente; Atenção Primária à Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde
13/mar/2020
Impacto do uso de técnicas de demonstração em ambiente de simulação realística como forma de educação pós-operatória na experiência do paciente internado
DOI: 10.31744/einstein_journal/2020AO4831
RESUMO Objetivo Avaliar o impacto do treinamento no Ambiente Vida Prática na experiência do paciente durante a internação. Métodos Pacientes em pós-operatório de cirurgias ortopédicas foram randomizados em dois grupos (Controle e Intervenção). O Grupo Controle recebeu orientações por escrito quanto ao pós-operatório, e o Grupo Intervenção recebeu adicionalmente uma sessão de demonstração e treinamento em um ambiente criado para simular uma casa e seus cômodos (sala, quarto, cozinha, lavanderia e banheiro) com profissional fisioterapeuta. Os participantes de ambos os […]
Palavras-chave: Educação em saúde; Procedimentos ortopédicos; Satisfação do paciente; Treinamento por simulação
01/out/2017
Autopercepção da qualidade de saúde e satisfação de idosos acompanhados por equipe Estratégia Saúde da Família
DOI: 10.1590/S1679-45082017AO3972
RESUMO Objetivo: Verificar o perfil de idosos acompanhados por equipes Estratégia Saúde da Família e a influência de doenças crônicas autorreferidas nas variáveis sociodemográficas, descrevendo a autopercepção e a satisfação com a qualidade de sua saúde. Métodos: Pesquisa transversal, de base populacional, realizada com 301 idosos residentes em duas áreas de um município do sul do Brasil. Os dados foram coletados por um questionário baseado no questionário do estudo Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento, adaptado pelos pesquisadores, e um escala lúdica, […]
Palavras-chave: Autocuidado; Doença crônica; Estratégia saúde da família; Satisfação do paciente; Saúde do idoso; Serviços de saúde para idosos
01/out/2016
Inserção braquial de cateteres venosos totalmente implantáveis para quimioterapia: complicações e avaliação da qualidade de vida em 35 pacientes
DOI: 10.1590/S1679-45082016AO3606
RESUMO Objetivo Avaliar prospectivamente segurança perioperatória, complicações precoces e grau de satisfação de pacientes submetidos ao implante de cateteres centrais de inserção periférica pela veia basílica. Métodos Foram acompanhados prospectivamente e submetidos ao implante de cateteres de longa permanência de inserção periférica, entre novembro de 2013 e junho de 2014, 35 pacientes consecutivos com doença oncológica ativa necessitando de quimioterapia. Os procedimentos foram realizados em centro cirúrgico por uma mesma equipe composta por três cirurgiões vasculares. Os desfechos primários avaliados […]
Palavras-chave: Cateteres de demora/efeitos adversos; Quimioterapia; Satisfação do paciente; Segurança do paciente
25/ago/2015
Qualidade dos prontos-socorros e prontos-atendimentos: a satisfação dos usuários
DOI: 10.1590/S1679-45082015GS3347
Objetivo Avaliar a qualidade dos prontos-socorros e prontos atendimentos, de acordo com a satisfação dos usuários desses serviços. Métodos Estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída aleatoriamente por 136 usuários. A coleta de dados ocorreu no período de outubro e novembro de 2012 por meio de questionário estruturado. Resultados Os participantes eram na maioria do sexo masculino (64,7%), com idade inferior aos 30 anos (55,8%) e a escolaridade predominante foi o ensino médio (54,4%). Entre os itens […]
Palavras-chave: Assistência ao paciente; Avaliação em Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde; Questionários; Satisfação do paciente; Serviços médicos de emergência