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Avaliação da qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde para crianças: reflexões sobre a viabilidade do uso rotineiro do Primary Care Assessment Tool-Brazil

Liz Ponnet ORCID logo , Sara Willems ORCID logo , Veerle Vyncke ORCID logo , Aylene Emilia Moraes Bousquat ORCID logo , Ana Luiza d’Ávila Viana ORCID logo , Guilherme Arantes Mello ORCID logo , [...]

DOI: 10.31744/einstein_journal/2019AO4333

RESUMO Objetivo Avaliar a qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde prestados às crianças e a viabilidade de usar a versão brasileira da Primary Care Assessment Tool (PCAT-Brazil) como ferramenta rotineira de avaliação da qualidade. Métodos Estudo transversal, realizado em Joanópolis, um pequeno município rural no Estado de São Paulo. Sete profissionais de saúde e 502 responsáveis legais de crianças que usaram o centro de saúde foram entrevistados usando a PCAT-Brazil, para coleta de dados sobre os atributos essenciais […]

Eficiência no processo operacional: redução dos lançamentos incorretos e garantia de compliance na prestação de contas

Daniela Nobrega Pavão ORCID logo , Monique Buttignol ORCID logo , Adriano José Pereira ORCID logo , Renato Tanjoni ORCID logo , Ederson Haroldo Pereira de Almeida ORCID logo , Patricia Leisnock ORCID logo , [...]

DOI: 10.31744/einstein_journal/2018GS4200

RESUMO Objetivo Verificar o impacto da metodologia Lean Seis Sigma na redução de lançamentos incorretos de receitas e despesas não apropriadas. Métodos Processo de revisão e aplicação de metodologia Lean Seis Sigma, no período de dezembro de 2015 e setembro de 2016, em um hospital geral de alta complexidade da cidade de São Paulo (SP). Resultados Foram auditados 3.756.814 (100%) lançamentos durante os meses de dezembro de 2015 e setembro de 2016. O nível Sigma foi demonstrado na evolução do […]

Processo de admissão e inscrição para transplante hepático: gerenciamento de enfermagem por meio de indicadores de qualidade

Fabíola Faustino de Machado Dias, Samira Scalso de Almeida, Marcio Dias de Almeida

DOI: 10.1590/S1679-45082018AO3975

RESUMO Objetivo Estabelecer, mensurar e analisar indicadores de qualidade no processo de avaliação e admissão dos pacientes em um programa de transplante hepático. Métodos Pesquisa de abordagem quantitativa não experimental, com dados coletados a partir do banco de dados da gestão de um programa de transplante hepático entre setembro de 2012 e setembro de 2014. Estatística descritiva foi utilizada para analisar os indicadores de qualidade identificados. Resultados Foram analisados 1.311 atendimentos no ambulatório de transplante, a maioria do sexo masculino […]

Programa de Qualidade: o que influencia na opinião da equipe de enfermagem

Fernanda Mazzoni da Costa, Irene Duarte Souza, Maria Inês Monteiro, Maria Helena Baena de Moraes Lopes, Rosangela Maria Greco

DOI: 10.1590/s1679-45082016gs3615

RESUMOObjetivoAnalisar as variáveis de maior impacto na opinião dos trabalhadores de enfermagem sobre um Programa de Qualidade de um hospital de ensino.Métodos Estudo exploratório-descritivo, desenvolvido com 72 trabalhadores de enfermagem, com dados coletados por meio de questionário autoaplicável, contendo 24 afirmações com escala Likert sobre o Programa de Qualidade. Para análise dos dados, foram utilizados análise fatorial e coeficiente de correlação de Pearson.Resultados A análise agrupou as afirmações em seis fatores. O coeficiente de correlação de Pearson definiu uma escala […]

Impacto da telemedicina na cultura hospitalar e suas consequências na qualidade e segurança do cuidado

Milton Steinman, Renata Albaladejo Morbeck, Philippe Vieira Pires, Carlos Alberto Cordeiro Abreu Filho, Ana Helena Vicente Andrade, Jose Claudio Cyrineu Terra, [...]

DOI: 10.1590/S1679-45082015GS2893

RESUMOObjetivoAnalisar o impacto da aplicação de telemedicina no processo clínico de cuidado e seus diferentes efeitos sobre a cultura hospitalar e na prática assistencial.Métodos O conceito de telemedicina, por meio de uma cobertura integral em tempo real, foi implementada em dois hospitais diferentes em São Paulo, um secundário e público, o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch, e um terciário e privado, o Hospital Israelita Albert Einstein.Resultados Os dados foram obtidos a partir de 257 teleconsultas registradas ao longo de um […]

Qualidade dos prontos-socorros e prontos-atendimentos: a satisfação dos usuários

Cássio de Almeida Lima, Bruna Tatiane Prates dos Santos, Dina Luciana Batista Andrade, Francielle Alves Barbosa, Fernanda Marques da Costa, Jair Almeida Carneiro

DOI: 10.1590/S1679-45082015GS3347

Objetivo Avaliar a qualidade dos prontos-socorros e prontos atendimentos, de acordo com a satisfação dos usuários desses serviços.Métodos Estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída aleatoriamente por 136 usuários. A coleta de dados ocorreu no período de outubro e novembro de 2012 por meio de questionário estruturado.Resultados Os participantes eram na maioria do sexo masculino (64,7%), com idade inferior aos 30 anos (55,8%) e a escolaridade predominante foi o ensino médio (54,4%). Entre os itens avaliados, os […]

Delineamento de um instrumento para medir a qualidade da assistência da Fisioterapia

Leny Vieira Cavalheiro, Raquel Afonso Caserta Eid, Claudia Talerman, Cristiane do Prado, Fátima Cristina Martorano Gobbi, Paola Bruno de Araujo Andreoli

DOI: 10.1590/S1679-45082015GS3248

RESUMOObjetivo:Delinear um instrumento composto de domínios que demonstrassem a atividade da área da Fisioterapia e que gerassem um índice consistente, capaz de representar a qualidade da assistência fisioterapêutica.Métodos:Para o delineamento do instrumento, utilizamos a metodologia denominada Lean Seis Sigma. A discussão envolveu sete grupos de gestão diferentes e desta equipe de trabalho. Por meio das ferramentas de brainstorm e Matriz de Causa e Efeito, montamos o mapa do processo.Resultados:Cinco requisitos constituíram o índice de qualidade de assistência da Fisioterapia, após […]

Mortalidade em hospital secundário pediátrico na Libéria pós-conflito em 2009

Thomaz Bittencourt Couto, Sylvia Costa Lima Farhat, Tony Reid, Cláudio Schvartsman

DOI: 10.1590/S1679-45082013000400002

Objetivo:Descrever e analisar as causas de morte em um hospital secundário pediátrico (administrado pelos Médicos sem Fronteiras) na Monróvia, Libéria, 6 anos após o fim da guerra civil, para determinar a qualidade dos cuidados e a mortalidade em uma realidade com recursos limitados.MÉTODOS:Os dados foram coletados retrospectivamente de março a outubro de 2009. Os prontuários e dados laboratoriais foram revisados para verificar a causa de morte. Além disso, prontuários de pacientes com mais de 1 mês de vida com causa […]

Efeito da implementação de um protocolo assistencial de infarto agudo do miocárdio sobre os indicadores de qualidade

Marcia Makdisse, Marcelo Katz, Alessandra da Graça Corrêa, Luciano Monte Alegre Forlenza, Marco Antonio Perin, Fábio Sândoli de Brito Júnior, [...]

DOI: 10.1590/S1679-45082013000300016

Objetivo:Avaliar a adesão aos indicadores de qualidade assistencial ao longo da implementação de um protocolo assistencial de infarto agudo do miocárdio.MÉTODOS:Em 1º de março de 2005 foi implementado o protocolo assistencial de infarto agudo do miocárdio. Foram selecionados pacientes admitidos de 1ºde março de 2005 a 31 de dezembro de 2012 (n=1.431). Para comparação, utilizamos os dados de pacientes admitidos por infarto na fase pré-protocolo (n=306). Comparamos a taxa de adesão aos indicadores (taxa de prescrição de AAS na admissão […]

Comunicação e acesso a informações na avaliação da qualidade de assistência multiprofissional a pacientes internados

Leny Vieira Cavalheiro, Paola Bruno de Araújo Andreoli, Nadia Sueli de Medeiros, Telma de Almeida Busch Mendes, Roselaine Oliveira, Júnia Jorge Rjeille Cordeiro, [...]

DOI: 10.1590/s1679-45082010ao1298

RESUMOObjetivo:Avaliar a qualidade de um modelo de assistência a pacientes internados por meio de dois índices de desempenho (comunicação e conhecimento do caso) das equipes multiprofissionais.Métodos:Foi realizado um corte transversal para avaliação do conhecimento dos profissionais a respeito das informações clínicas do paciente e o uso de estratégias de comunicação intraequipe. Foi utilizado o formato de entrevistas feitas com profissionais durante o período de trabalho. Sete categorias profissionais foram entrevistadas e foram sorteados para entrevista 199 prontuários. Foram avaliados 312 […]