einstein (São Paulo) possui um sistema próprio de submissão eletrônica para administração do processo editorial dos manuscritos. O sistema permite o gerenciamento completo dos processos, desde a submissão, passando pela revisão por pares duplo-cega, revisão técnica, revisão gramatical, tradução e diagramação.

Os manuscritos são recebidos inicialmente pelo escritório editorial, que faz um checklist de todos os documentos; da qualidade das imagens, tabelas e gráficos; e ORCID dos autores, submetidos no sistema eletrônico. Se a documentação não estiver de acordo com as políticas da revista, os manuscritos são devolvidos ao autor correspondente, com data estabelecida para seu retorno.

Os manuscritos são analisados pelo editor-chefe e pelo editor científico. Após aprovação inicial, eles são enviados para os editores associados, nas respectivas áreas dos manuscritos, que analisam sua importância, originalidade e clareza, bem como a relevância do estudo para o conhecimento. Os editores associados rejeitam ou recomendam a continuidade no processo, indicando, no mínimo, dois revisores. O sistema aceita a indicação de até cinco revisores para cada manuscrito.

Após a revisão pelos pares, o editor-chefe encaminha os manuscritos para o autor correspondente, para correções solicitadas no processo de revisão. Após as correções, os manuscritos são encaminhados para o revisor, para análise das alterações solicitadas.

O editor-chefe toma a decisão editorial, com base nas recomendações, e envia os manuscritos para a revisão técnica. Dependendo da opinião técnica, é tomada a decisão final de novas correções técnicas, publicação ou rejeição, sendo esta comunicada ao autor correspondente.

Após esta fase, todos os artigos passam por revisão gramatical e tradução por especialistas em língua inglesa, e entram em processo editorial.

 

Responsabilidades do editor | Responsabilidades do revisor | Responsabilidades do autor | Critérios de autoria | Fluxograma | Plágio e má conduta | Diretrizes e recomendações para assegurar a excelência nos resultados das pesquisas