2 results

Avaliação do ensino de ultrassonografia em urgência e trauma para graduandos em Medicina

José Cruvinel Neto ORCID logo , Vinicius Rinaldi Vieira Marcondes ORCID logo , Marcelo Augusto Fontenelle Ribeiro Junior ORCID logo

DOI: 10.31744/einstein_journal/2019AO4469

RESUMO Objetivo Avaliar metodologia para o ensino de técnicas de ultrassom para estudantes de Medicina em ambiente de emergência. Métodos Estudo prospectivo realizado com 66 alunos do sexto ano de graduação em Medicina. Os alunos participaram de aulas teóricas e práticas com carga de 5 horas, e os conhecimentos adquiridos foram avaliados em provas antes, logo depois e 90 dias após o curso. Após a conclusão das aulas, foi distribuído um questionário aos alunos, tendo sido avaliados os conhecimentos teórico […]

Formulação, desenvolvimento e avaliação de um curso a distância para acreditação em segurança do paciente

Poliana Nunes Wanderlei, Erik Montagna

DOI: 10.1590/S1679-45082018GS4316

RESUMO Objetivo Elaborar e implantar um curso de segurança do paciente em um ambiente virtual de aprendizagem, e propor métodos para estimar seu impacto nos resultados de segurança do paciente. Métodos O curso fez parte de um processo de acreditação e envolveu todos os colaboradores de um hospital público. Toda a equipe do hospital foi matriculada no curso. A equipe de acreditação definiu o programa. As diretrizes de instrução foram divididas em 12 módulos relacionados à qualidade, segurança do paciente […]