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Capacitação em extração, perfusão e acondicionamento de órgãos para transplantes: perfil dos profissionais e análise de aprendizagem pós-curso

Juliana Guareschi dos Santos ORCID logo , Veronica Schonfeld Gomes Silva ORCID logo , Luciana Cintra ORCID logo , Cassiane Dezoti da Fonseca ORCID logo , Luciana Carvalho Moura Tralli ORCID logo

DOI: 10.31744/einstein_journal/2019AO4445

RESUMO Objetivo Conhecer o perfil dos profissionais que atuam em captação de órgãos e analisar o resultado da aprendizagem daqueles treinados antes e após o curso de extração, perfusão e acondicionamento de órgãos para transplantes. Métodos Estudo retroprospectivo, quantitativo, analítico-descritivo do Curso de Extração, Perfusão e Acondicionamento de Fígado e Rim, no período de 2012 a 2014. Utilizaram-se o pré e o pós-teste estruturado em dez questões, que avaliaram o conhecimento sobre captação de órgãos. A associação do conhecimento com […]

Medidas comportamentais e eletrofisiológicas do processamento auditivo em traumatismo craniencefálico após treinamento auditivo acusticamente controlado: estudo de longo prazo

Carolina Calsolari Figueiredo, Adriana Neves de Andrade, Andréa Tortosa Marangoni-Castan, Daniela Gil, Italo Capraro Suriano

DOI: 10.1590/S1679-45082015AO3379

RESUMOObjetivoInvestigar a eficácia de longo prazo do treinamento auditivo acusticamente controlado em indivíduos adultos após traumatismo craniencefálico.Métodos Foram estudados seis indivíduos audiologicamente normais com idades entre 20 e 37 anos, que sofreram traumatismo craniencefálico grave com lesão axional difusa, submetidos a um programa de treinamento auditivo acusticamente controlado aproximadamente um ano antes. Foram comparados os resultados obtidos nas avaliações comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo imediatamente após o treinamento auditivo acusticamente controlado e a reavaliação, um ano após.Resultados Quanto ao […]

Efeito de aprendizagem de testes cognitivos computadorizados em idosos

Rafaela Sanches de Oliveira, Beatriz Maria Trezza, Alexandre Leopold Busse, Wilson Jacob Filho

DOI: 10.1590/S1679-45082014AO2954

ObjetivoAvaliar o efeito da aprendizagem nos testes cognitivos computadorizados em idosos da comunidade.MétodosEstudo transversal, com 20 idosos – 10 mulheres e 10 homens, com média de idade de 77,5 (±4,28) anos. Os voluntários realizaram duas séries em sequência de testes cognitivos computadorizados e seus resultados foram comparados. Os testes aplicados foram: Trail Making A e B,Spatial Recognition, Go/No Go, Memory Span, Pattern Recognition e Reverse Memory Span.ResultadosHouve efeito de aprendizagem na comparação dos resultados somente no testeTrail Making A (p=0,019). […]