einstein (São Paulo). 04/jul/2018;16(2):eGS4316.

Formulação, desenvolvimento e avaliação de um curso a distância para acreditação em segurança do paciente

Poliana Nunes Wanderlei, Erik Montagna

DOI: 10.1590/S1679-45082018GS4316

RESUMO

Objetivo

Elaborar e implantar um curso de segurança do paciente em um ambiente virtual de aprendizagem, e propor métodos para estimar seu impacto nos resultados de segurança do paciente.

Métodos

O curso fez parte de um processo de acreditação e envolveu todos os colaboradores de um hospital público. Toda a equipe do hospital foi matriculada no curso. A equipe de acreditação definiu o programa. As diretrizes de instrução foram divididas em 12 módulos relacionados à qualidade, segurança do paciente e práticas organizacionais requeridas. A avaliação foi realizada no final de cada módulo, por meio de testes de escolha múltipla. Os resultados foram estimados pela ocorrência de eventos adversos. Os dados foram coletados após o curso, e a atitude dos empregados foi pesquisada.

Resultados

Mais de 80% dos participantes atingiram até 70% de sucesso em testes; após o curso, a taxa de notificação de eventos aumentou de 714 (16.264 pacientes) para 1.401 notificações (10.180 pacientes).

Conclusão

O ambiente virtual de aprendizagem foi uma ferramenta bem-sucedida. Os dados da avaliação do curso são coerentes com o aumento da identificação e da notificação de eventos adversos. Embora o incremento de notificação não seja positivo por si só, é indicativo de mudanças na cultura de segurança do paciente.

Formulação, desenvolvimento e avaliação de um curso a distância para acreditação em segurança do paciente

Comentários