13/nov/2024
Current landscape of clinical use of ex vivo expanded natural killer cells for cancer therapy
DOI: 10.31744/einstein_journal/2024RW0612
ABSTRACT Natural Killer cells are immune leukocytes required for responses against tumor cells and virus-infected cells. In the last decade, natural killer cells have emerged as promising tools in cancer therapy, and clinical studies on patients treated with natural killer cells have revealed increased rates of disease-free survival. In this article, we review results from the major clinical trials that have used natural killer cells for cancer treatment, including their global distribution. We also discuss the major mechanisms of natural […]
Palavras-chave: Criança; Cell- and tissue-based therapy; Feeder cells; Imunoterapia; Natural killer cells; Neoplasias
14/jun/2022
Report of a clinical and laboratory management of cell therapy for knee cartilage in the face of mycoplasma contamination
DOI: 10.31744/einstein_journal/2022RC6918
ABSTRACT To describe a case of autologous chondrocyte implantation after cell culture contamination by Mycoplasma pneumoniae and the measures taken to successfully complete cell therapy in a patient with focal chondral lesion. A 45-year-old male patient, complaining of chronic pain on the knee and no history of trauma. He had a chondral lesion in the trochlear region of the femur and clinical tests compatible with pain in the anterior compartment of the knee. Conservative treatment failed to alleviate symptoms. Surgical […]
Palavras-chave: Cartilage; Criança; Cell- and tissue-based therapy; Chondrocytes; Prótese do joelho; Mycoplasma
21/dez/2021
Transição de cuidados na cirurgia pediátrica
DOI: 10.31744/einstein_journal/2021AO6314
RESUMO Objetivo Identificar entre os cirurgiões pediátricos de todo o Brasil como é realizada a transição de cuidados dos pacientes pediátricos para as clínicas adultas. Métodos Um questionário foi enviado por e-mail para cirurgiões pediátricos cadastrados na Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica no ano de 2018. Foram avaliados dados como tempo de formação, idade máxima de atendimento, subespecialidade de atuação, seguimento ambulatorial de pacientes adultos, motivo pelo qual continuava atendendo pacientes adultos, encaminhamento para especialidades adultas, preocupação com a transição […]
Palavras-chave: Adolescente; Cirurgia geral; Criança; Cuidado transicional; Transição para assistência do adulto
25/nov/2021
Consenso Brasileiro de Nutrição em Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas: crianças e adolescentes
DOI: 10.31744/einstein_journal/2021AE5254
RESUMO O Consenso Brasileiro de Nutrição em Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas: crianças e adolescentes foi elaborado com a participação de nutricionistas, médicos nutrólogos e médicos hematologistas pediátricos de 10 centros brasileiros que são referência em transplante de células-tronco hematopoiéticas. O objetivo foi salientar a importância do estado nutricional e da composição corporal durante o tratamento, bem como as principais características relacionadas à avaliação nutricional do paciente. As intenções, ao se estabelecer o consenso, foram aprimorar e padronizar a terapia nutricional […]
Palavras-chave: Adolescente; Avaliação nutricional; Criança; Estado nutricional; Pediatria; Terapia nutricional; Transplante de células-tronco hematopoéticas
02/jun/2021
Falha da cânula nasal de alto fluxo: os desfechos clínicos podem determinar a interrupção precoce?
DOI: 10.31744/einstein_journal/2021AO5846
RESUMO Objetivo: Avaliar a evolução de desfechos clínicos em crianças com bronquiolite que utilizaram cânula nasal de alto fluxo, e determinar com quanto tempo de não melhora clínica a terapia deve ser interrompida para escalonamento do tratamento para outras formas de suporte ventilatório. Métodos: Estudo observacional retrospectivo, de lactentes com bronquiolite que utilizaram cânula nasal de alto fluxo. Os pacientes foram divididos em dois grupos de estudo, de acordo com o sucesso ou não da terapêutica com cânula nasal de […]
Palavras-chave: Bronquiolite; Cânula; Criança; Fatores de Risco; Respiração
26/nov/2020
Lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão associada com infusão de imunoglobulina intravenosa em paciente pediátrico
DOI: 10.31744/einstein_journal/2020RC5606
RESUMO Relato de caso de paciente com imunodeficiência que necessitava de reposição regular de imunoglobulina endovenosa. Ela apresentou um episódio de lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão após uso de produto de imunoglobulina diferente daquele que recebia habitualmente. Evoluiu com alterações respiratórias (hipóxia, dispneia e alteração de ausculta pulmonar) minutos após o fim da infusão, necessitando de suporte respiratório não invasivo. A paciente recebeu alta hospitalar após 36 horas, com boa evolução. Obteve recuperação total dos sintomas, sem mais reações […]
Palavras-chave: Criança; Efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos; Imunoglobulinas; Imunoglobulinas intravenosas; Lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão; Síndromes de imunodeficiência
09/set/2020
Prescrição de hemácias e reconhecimento de reações transfusionais por pediatras
DOI: 10.31744/einstein_journal/2020AO5446
RESUMO Objetivo Avaliar o conhecimento de pediatras emergencistas sobre transfusão de concentrados de hemácias e reações transfusionais. Métodos Aplicação de formulário para pediatras emergencistas de um hospital pediátrico. Resultados Menos de 20% dos participantes demonstraram conhecimento adequado sobre prescrição de concentrados de hemácias e reconhecimento de reações transfusionais. Não houve diferença estatística significativa quando avaliados o tempo de formação profissional e o fato de ter recebido aula de hemoterapia na graduação ou na residência médica. Conclusão Os pediatras têm conhecimento […]
Palavras-chave: Criança; Crianças; Educação médica; Medicina transfusional; Reação transfusional; Transfusão de eritrócitos
07/jul/2020
Sintomas gastrintestinais e abordagem nutricional durante a pandemia de COVID-19: guia prático para pediatras
DOI: 10.31744/einstein_journal/2020RW5774
RESUMO A doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) é causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) e foi amplamente disseminada em todo o mundo em proporções pandêmicas. Evidências crescentes sugerem que o sistema digestivo pode ser uma via potencial para a infecção pelo SARS-CoV-2, para a disseminação do vírus por via fecal-oral, e estar relacionado com vários sintomas gastrintestinais. Realizamos uma extensa revisão da literatura médica utilizando os bancos de dados MEDLINE® e Embase, com o objetivo de […]
Palavras-chave: Adolescente; Betacoronavirus; COVID-19; Criança; Doenças inflamatórias intestinais; Gastroenteropatias/etiologia; Infecções por coronavírus/complicações; SARS-CoV-2; Terapia nutricional
03/jun/2020
Potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças com gagueira
DOI: 10.31744/einstein_journal/2020AO5225
RESUMO Objetivo Analisar os valores de latência e amplitude do Mismatch Negativity e potencial cognitivo P300 em crianças com gagueira, sem queixas auditivas, com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade, comparando aos achados de um Grupo Controle. Métodos Estudo transversal, do qual participaram 50 crianças de ambos os sexos, sendo 15 com gagueira e 35 sem gagueira, entre 6 e 11 anos de idade, sem diagnóstico de patologias otológicas ou outras doenças. Todas as crianças realizaram avaliação audiológica periférica […]
Palavras-chave: Audição; Criança; Crianças; Eletrofisiologia; Gagueira; Potenciais evocados
19/fev/2020
Efeitos de um programa de educação nos conhecimentos e na autopercepção dos educadores escolares na preparação para cuidar de crianças diabéticas tipo 1
einstein (São Paulo). 19/fev/2020;18:eAO5101.
Ver Artigo19/fev/2020
Efeitos de um programa de educação nos conhecimentos e na autopercepção dos educadores escolares na preparação para cuidar de crianças diabéticas tipo 1
DOI: 10.31744/einstein_journal/2020AO5101
RESUMO Objetivo Avaliar a formação acadêmica e profissional dos educadores escolares; avaliar o impacto do Diabetes + Apoio dado pelo Programa Responsáveis Escolares pelas Crianças com Diabetes Tipo 1 no nível de conhecimento e de confiança dos educadores escolares, para apoiar os alunos com diabetes tipo 1; comparar o nível de conhecimento dos educadores escolares com suas variáveis acadêmicas e profissionais. Métodos Estudo quasi-experimental, do tipo pré-teste/pós-teste sem Grupo Controle, realizado em amostra de 129 (antes da intervenção – T0) […]
Palavras-chave: Adolescente; Conhecimento; Criança; Diabetes mellitus tipo 2; Educação