einstein (São Paulo). 01/mar/2013;11(1):41-6.

Aceitação de dietas hospitalares e estado nutricional entre pacientes com câncer

Daiane Ferreira, Tessa Gomes Guimarães, Aline Marcadenti

DOI: 10.1590/S1679-45082013000100008

Objetivo:
Verificar a aceitação de dietas hospitalares, em relação ao estado nutricional, entre pacientes com câncer admitidos na Unidade de Oncologia/Hematologia de um hospital terciário.
MÉTODOS:
Estudo transversal conduzido entre 100 pacientes, com idade >18 anos de ambos os gêneros. Índice de massa corporal e avaliação nutricional subjetiva global produzida pelo próprio paciente foram utilizados para detecção do estado nutricional. Índice de resto-ingestão foi utilizado para avaliar a aceitação da dieta, e os motivos para não aceitação foram verificados por meio de questionário. Os dados foram expressos em médias e desvio padrão, ou medianas e percentuais. As comparações foram realizadas por meio de testes t de Student, Wilcoxon Mann-Whitney e do χ² de Pearson.
RESULTADOS:
No total, 59% dos pacientes eram do gênero masculino e a idade média foi de 51,6±13,5 anos. De acordo com a avaliação nutricional subjetiva global produzida pelo próprio paciente, 33% dos participantes foram considerados desnutridos e o índice de massa corporal detectou 6,3% de desnutrição. Os principais sintomas relatados foram: inapetência, xerostomia, constipação, disgeusia, náuseas relacionadas aos cheiros e saciedade precoce. O índice de resto-ingestão foi de aproximadamente 37% e significativamente maior entre os desnutridos comparativamente aos bem nutridos (58,8 x 46,4%; p=0,04). Quanto aos motivos relatados para a não aceitação da dieta oferecida, destacaram-se falta de sabor, monotonia das preparações, grandes quantidade oferecidas, falta de apetite e temperatura inadequada da refeição.
CONCLUSÃO:
Observou-se um elevado índice de resto-ingestão entre os pacientes com câncer, principalmente entre os desnutridos, pela avaliação nutricional subjetiva global produzida pelo próprio paciente.

Aceitação de dietas hospitalares e estado nutricional entre pacientes com câncer

582

Comentários