3 results

Perfil dos ingressantes na primeira turma de graduação em Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein

Ângela Tavares Paes ORCID logo , Bruna de Freitas Dias ORCID logo , Giulia Nicolucci Eleutério ORCID logo , Vitória Penido de Paula ORCID logo

DOI: 10.1590/S1679-45082018AO4228

RESUMO Objetivo: Descrever o perfil dos estudantes de Medicina ingressantes na primeira turma do curso de graduação em Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Métodos: Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa realizada pela internet durante o curso de Bioestatística, em agosto de 2016. A pesquisa abordou características sociodemográficas, dados do ensino médio e dos vestibulares, prática de atividade física, lazer, parentesco médico e especialidade que pretendia seguir. Resultados: A maioria dos estudantes de […]

Ensino sobre segurança do paciente no curso de Medicina da Universidade Federal de São Paulo

Elena Bohomol, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha

DOI: 10.1590/S1679-45082015AO3089

ObjetivoAnalisar o Projeto Pedagógico do curso de graduação em Medicina para verificar o que se ensina sobre segurança do paciente e propiciar reflexões sobre a prática educacional.MétodosEstudo descritivo, utilizando-se como estratégia a pesquisa documental. O documento de investigação foi o Projeto Pedagógico do curso de Medicina (ano base 2006), da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. O referencial teórico adotado foi o Multi-Professional Patient Safety Curriculum Guide da Organização Mundial da Saúde, elaborando-se uma lista de […]

Conhecimento científico na graduação do Brasil: comparação entre estudantes de Medicina e Direito

Antonio José Souza Reis Filho, Bruno Bezerril Andrade, Vitor Rosa Ramos de Mendonça, Manoel Barral-Netto

DOI: 10.1590/s1679-45082010ao1702

RESUMOObjetivo:A exposição à educação científica durante a faculdade pode afetar o perfil do estudante, e a experiência na pesquisa pode estar associada com um melhor desempenho profissional. Hipotetizamos que o impacto da experiência na pesquisa obtida durante a graduação varia entre os currículos profissionais e entre os cursos de graduação.Métodos:Um questionário validado de múltipla escolha sobre conceitos científicos foi dado aos alunos do primeiro e quarto anos das faculdades de Medicina e Direito em uma instituição pública brasileira de ensino.Resultados:Os […]