einstein (São Paulo). 01/jun/2010;8(2):149-53.

Teste de Denver II: avaliação do desenvolvimento de crianças atendidas no ambulatório do Projeto Einstein na Comunidade de Paraisópolis

Márcia Wanderley de Moraes, Ana Paula Rodrigues Weber, Marcela de Castro e Oliveira Santos, Fabiane de Amorim Almeida

DOI: 10.1590/s1679-45082010ao1620

RESUMO
Objetivo:
Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças atendidas em um ambulatório, utilizando o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II (TTDD-R).
Métodos:
Pesquisa descritiva exploratória, com abordagem quantitativa, realizada no ambulatório do Projeto Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), em São Paulo. A amostra constituiu-se de 35 crianças, de 0 a 6 anos de idade, sendo que a maioria tinha entre 1 e 3 anos (19; 54,3%). Elas foram submetidas ao Teste de Denver II, que avalia quatro áreas do desenvolvimento neuropsicomotor: motor-grosseiro, motor fino-adaptativo, linguagem e pessoal-social.
Resultados:
A maioria das crianças (24; 68,6%) apresentou teste compatível com desenvolvimento normal, enquanto 10 (28,6%) apresentaram teste “de risco” e 1 (2,9%), resultado “não-testável”, devido às recusas em realizar as atividades propostas. Quanto aos itens avaliados em cada área, 7 crianças (20%) apresentaram “atrasos” (quando a criança não executa atividade já realizada por mais de 90% das crianças com a mesma idade) e 18 (51%) apresentaram “cuidados” (quando a criança não executa atividade que já é feita por 75 a 90% das crianças de sua idade), com predomínio na área da linguagem.
Conclusões:
Embora a maioria das crianças (68,6%) tenha apresentado desenvolvimento normal no teste, ressalta-se que, nas demais (31,4%), o número de itens com “atrasos” ou “cuidados”, assim como de testes de “risco” e “não-testável” sugerem prejuízo no desenvolvimento neuropsicomotor. Enfatiza-se a importância da aplicação cotidiana do TTDD-R em ambulatórios, visando detectar precocemente áreas de desenvolvimento com deficiência para estabelecer programas de prevenção primária.

Teste de Denver II: avaliação do desenvolvimento de crianças atendidas no ambulatório do Projeto Einstein na Comunidade de Paraisópolis

148

Comentários