einstein (São Paulo). 01/jun/2010;8(2):154-61.

Incentivos financeiros para medicamentos genéricos: estudo de caso sobre programa de reembolso

Marcos Inocencio, Maria Cristina Sanches Amorim, Arnoldo Jose de Hoyos Guevara, Bruna de Vivo

DOI: 10.1590/s1679-45082010ao1478

RESUMO
Objetivo:
Discutir o uso de incentivos financeiros na escolha de medicamentos e avaliar os resultados econômicos do uso de incentivos financeiros na indução da substituição de medicamentos de referência por genéricos em empresa com programa de reembolso.
Métodos:
Foi realizado estudo de caso, em um grande supermercado. Os dados foram obtidos na empresa responsável pelo gerenciamento de medicamentos, a pesquisa atingiu 83.625 beneficiários entre Agosto de 2005 e Julho de 2007. Os dados foram submetidos a regressões para analisar tendências, e testes de hipóteses para avaliar diferenças nos consumos. Os resultados foram comparados com os dados gerais de consumo de medicamentos de outras cinco organizações e também com o consumo nacional de genéricos no Brasil.
Resultados:
A adoção de incentivos financeiros para a substituição dos medicamentos de referência por genéricos, na empresa estudada, aumentou o consumo de genéricos sem reduzir os gastos da empresa com o reembolso dos mesmos.
Conclusões:
Este trabalho mostrou a ocorrência de resultados não planejados (aumento do consumo de medicamentos) e as consequências positivas dos sistemas de reembolso para o acesso aos medicamentos.

Incentivos financeiros para medicamentos genéricos: estudo de caso sobre programa de reembolso

48

Comentários