einstein (São Paulo). 01/abr/2014;12(2):211-6.
Opinião dos trabalhadores de enfermagem sobre um programa de melhoria contínua da qualidade de um hospital universitário
DOI: 10.1590/S1679-45082014AO2833
Objetivo
Analisar a opinião dos trabalhadores de enfermagem sobre o programa de melhoria contínua da qualidade em um Hospital Universitário.
Métodos
Estudo descritivo delineado como estudo de caso, cujo objeto de análise foi o programa de qualidade de um Hospital Universitário, com levantamento da opinião de amostra estratificada por categoria da equipe de enfermagem, por meio de questionário autoaplicável, no período de maio a julho de 2012. As respostas foram submetidas à análise fatorial, tendo por referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético.
Resultados
A análise fatorial agrupou as variáveis em seis fatores: condições de trabalho, anuência, pertencimento, tranquilidade, relações interpessoais e vida pessoal. Com exceção do fator relações interpessoais, as respostas revelaram que os trabalhadores não têm opinião a respeito das questões propostas. Quatro, entre os seis fatores, tiveram predominância de respostas positivas.
Conclusão
Expressivo percentual dos respondentes não conhecia as implicações de um programa de qualidade. A maioria dos trabalhadores acredita que o programa influencia positivamente em suas condições e nas relações interpessoais no trabalho, e dá anuência ao programa, porém, não se sentiam parte do programa e não tinham tranquilidade para desenvolver suas atividades. Eles também não viam interferência do programa em sua vida pessoal.
145