einstein (São Paulo). 01/abr/2011;9(2 Pt 1):179-83.

Leucemia mieloide aguda: atualidade brasileira de diagnóstico e tratamento

Ricardo , Fabio Pires de Souza , Belinda , Elias Hallack , Fernando , Jane de Almeida , Éderson Roberto , Angelo , Angelo , Maria Aparecida , Cristiane Fração , Marcia Torresan , Nelson

DOI: 10.1590/S1679-45082011AO1853

RESUMO

Objetivo:

Identificar como centros de hematologia brasileiros trataram e diagnosticaram os casos de leucemia mieloide aguda no ano de 2009.

Métodos:

Estudo epidemiológico, observacional, multicêntrico de 11 centros brasileiros cadastrados para tratamento de leucemia mieloide aguda e transplante de medula óssea. Os dados foram coletados a partir de prontuários de pacientes com leucemia mieloide aguda tratados nos centros citados entre os anos de 2005 e 2009. Foi avaliada a disponibilidade para realização de exames de imunofenotipagem e citogenética nos centros estudados.

Resultados:

Foram diagnosticados 345 casos novos de leucemia mieloide aguda no ano de 2009. Observaram-se diferenças na realização de exames entre pacientes que iniciaram o tratamento no centro em relação àqueles referenciados para tratamento. Dos centros participantes, 72% realizaram algum tipo de pesquisa molecular em leucemia mieloide aguda ao diagnóstico.

Conclusão:

O tratamento da leucemia mieloide aguda no Brasil apresenta resultados muito inferiores quando comparado a outros centros mundiais.

Leucemia mieloide aguda: atualidade brasileira de diagnóstico e tratamento
Ir para o conteúdo