einstein (São Paulo). 01/abr/2015;13(2):209-14.
Fatores associados ao comprometimento funcional de idosos internados no serviço de emergência
DOI: 10.1590/S1679-45082015AO3327
RESUMO
Objetivo:
Avaliar a capacidade funcional dos idosos internados em um serviço de emergência para as Atividades Básicas e Instrumentais de Vida Diária.
Métodos:
Estudo transversal com 200 idosos internados no serviço de emergência de um hospital universitário do município de São Paulo (SP). A capacidade funcional dos idosos foi avaliada pelas escala de Katz e a de Lawton e Brody. Os testes estatísticos utilizados foram análise de variância, correção de Bonferroni, χ2 ou da razão de verossimilhança.
Resultados:
A maioria dos idosos era independente (65%), e o grau de dependência relacionou-se a idade, sexo feminino, ser solteiro e viúvo, e apresentar doenças cerebrovasculares e demências. Os idosos mais dependentes para Atividades Instrumentais de Vida Diária apresentaram maior dependência para as Atividades Básicas.
Conclusão:
Ressalta-se a importância da avaliação da capacidade funcional do idoso no serviço de emergência, já que esta fornece dados para a assistência de enfermagem de modo a minimizar ou evitar seu comprometimento funcional.
Palavras-chave: Idoso; Atividades cotidianas; Serviços médicos de emergência; Pacientes internados
483