einstein (São Paulo). 01/jul/2017;15(3):307-12.

Estudo da relação entre o peso corporal e o quadro de limitação funcional e dor em pacientes com osteoartrite de joelho

Fábio Marcon Alfieri, Natália Cristina de Oliveira Vargas e Silva, Linamara Rizzo Battistella

DOI: 10.1590/S1679-45082017AO4082

RESUMO

Objetivo

Avaliar a influência do peso corporal na capacidade funcional e na dor de adultos e idosos com osteoartrite de joelho.

Métodos

A amostra foi constituída por 107 pacientes adultos e idosos com osteoartrite do joelho, divididos em dois grupos (peso/adiposidade adequados e peso/adiposidade em excesso), de acordo com o índice de massa corporal e a porcentagem de adiposidade corporal, e avaliados por bioimpedância elétrica. Os sujeitos foram avaliados quanto à mobilidade funcional (Timed Up and Go), dor, rigidez e função (Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis Index − WOMAC), intensidade da dor (Escala Visual Analógica – EVA) e limiar de limiar de dor à pressão (algometria nos músculos vasto medial e vasto lateral). Os dados foram analisados pelo Statistical Package of the Social Sciences, versão 22 para Windows. As comparações entre os grupos foram feitas por meio do teste t de Student, com nível de significância estabelecido em 5%.

Resultados

Houve predomínio de mulheres na amostra (81,3%), com média de idade de 61,8±10,1 anos. Ao dividir a amostra por índice de massa corporal e adiposidade, 89,7% apresentaram peso/adiposidade em excesso, e 59,8% eram obesos. Não houve diferença entre os grupos quanto a idade, intensidade da dor, limiar de dor à pressão, mobilidade funcional, rigidez e função. Entretanto, a dor (WOMAC) foi maior (p=0,05) no grupo de pacientes com excesso de peso ou adiposidade, e a percepção da dor pela EVA foi pior no grupo de pacientes obesos (p=0,05).

Conclusão

O peso em excesso teve impacto negativo em pacientes com osteoartrite, aumentando a dor avaliada pelo WOMAC ou pela EVA, embora não tenham sido observadas diferenças na funcionalidade e na tolerância à dor sob pressão.

Estudo da relação entre o peso corporal e o quadro de limitação funcional e dor em pacientes com osteoartrite de joelho

Comentários