einstein (São Paulo). 01/jul/2011;9(3):307-12.

Estudo comparativo dos efeitos de dois programas de exercícios físicos na flexibilidade e no equilíbrio em idosos saudáveis com e sem depressão maior

Fernanda Varkala , Wilson , Mariana Varkala , Ana Cláudia Becattini de

DOI: 10.1590/S1679-45082011AO1780

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a flexibilidade e o equilíbrio em idosos saudáveis com ou sem depressão maior, por meio de dois diferentes programas: prática de exercícios aeróbios e realização de exercícios de flexibilidade e equilíbrio.

Métodos:

Estudo randomizado, duplo-cego, ensaio controlado, no qual cada amostra foi controle dela mesma. Foram sujeitos dessa pesquisa 19 idosos, com idades entre 60 e 90 anos, de ambos os sexos, encaminhados dos ambulatórios do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, saudáveis com ou sem o diagnóstico de depressão maior, sedentários ou que não tivessem praticado atividade física por pelo menos 6 meses.

Resultados:

Observou-se que os idosos com depressão maior obtiveram melhora expressiva da flexibilidade e do equilíbrio, assim como os não deprimidos, principalmente no grupo que realizou exercício aeróbio.

Conclusão:

Os resultados desta investigação reforçam a relevância da prática de exercícios físicos pelos idosos com depressão maior, sendo este um importante instrumento no tratamento e acompanhamento desse grupo de pacientes.

Estudo comparativo dos efeitos de dois programas de exercícios físicos na flexibilidade e no equilíbrio em idosos saudáveis com e sem depressão maior
Ir para o conteúdo