einstein (São Paulo). 01/set/2016;14(3):378-83.

Reprodutibilidade interobservadores da avaliação radiográfica de instabilidade em coluna lombar

Saulo de Tarso de Sá Pereira Segundo, Edgar Santiago Valesin Filho, Mario Lenza, Durval do Carmo Barros Santos, Laercio Alberto Rosemberg, Mario Ferretti

DOI: 10.1590/S1679-45082016AO3489

RESUMO
Objetivo:
Mensurar a reprodutibilidade interobservadores da avaliação radiográfica da instabilidade da coluna lombar.
Métodos:
Foram realizadas mensurações das radiografias dinâmicas de coluna lombar na incidência em perfil, avaliando-se a translação anterior e a angulação entre os corpos vertebrais. Os exames foram avaliados em workstations da própria instituição, por meio do sistema Vue RIS (PACS) da Carestream Health, versão 11.0.12.14 Inc. 2009©.
Resultados:
A proporção de concordância em detecção de casos de instabilidade radiográfica entre os observadores variou de 88,1 a 94,4%, e os coeficientes de concordância AC1 estiveram todos acima de 0,8, indicando concordância excelente..
Conclusão:
A análise interobservadores realizada entre médicos ortopedistas com diferentes níveis de treinamento em radiografias dinâmicas da coluna vertebral obteve elevada reprodutibilidade e concordância. No entanto, alguns fatores, como método manual de aferição e a presença de osteófitos vertebrais, podem ter gerado alguns resultados menos consistentes nessa avaliação comparativa de medidas.

Reprodutibilidade interobservadores da avaliação radiográfica de instabilidade em coluna lombar

63

Comentários