einstein (São Paulo). 01/set/2016;14(3):384-90.

Implementação de um serviço farmacêutico clínico em hematologia

Tatiane Fernandes Farias, Karina da Silva Aguiar, Inajara Rotta, Klezia Morais da Silva Belletti, Juliane Carlotto

DOI: 10.1590/S1679-45082016AO3667

RESUMO
Objetivo:
Implementar um serviço farmacêutico clínico centrado na revisão completa dos antineoplásicos utilizados no tratamento de doenças hematológicas.
Métodos:
Estudo intervencional conduzido em um hospital universitário terciário brasileiro em dois períodos distintos, com base na ausência e na presença do serviço farmacêutico clínico, respectivamente. O referido serviço consistiu na validação farmacêutica de prescrição de medicamentos antineoplásicos (análise de características do paciente, exames laboratoriais, conformidade com o protocolo terapêutico e parâmetros farmacotécnicos). Após a detecção dos problemas, o farmacêutico interveio junto ao médico ou outro profissional de saúde responsável pelo paciente. Foram incluídos pacientes internados e ambulatoriais com doenças hematológicas.
Resultados:
Observou-se um aumento de 106,5% na detecção de problemas relacionados com medicamentos após a implementação do serviço. Comparando-se os dois períodos, verificou-se aumento na idade dos pacientes (26,7 anos versus 17,6 anos), predomínio de pacientes ambulatoriais (54% versus 38%) e aumento de mieloma múltiplo (13% versus 4%) e linfoma não Hodgkin (16% versus 3%). Os problemas mais comumente encontrados foram relacionados à dose (33% versus 25%) e ao dia do ciclo (14% versus 30%). Quanto ao impacto clínico, a maioria apresentou impacto significante (71% versus 58%) e um poderia ter sido fatal no segundo período. As principais intervenções farmacêuticas realizadas foram ajuste de dose (35% versus 25%) e suspensão de medicamento (33% versus 40%)..
Conclusão:
O serviço farmacêutico contribuiu para o aumento da detecção e resolução de problemas relacionados com medicamentos, tratando-se de um método efetivo para promover o uso seguro e racional de medicamentos antineoplásicos.

Implementação de um serviço farmacêutico clínico em hematologia

131

Comentários