einstein (São Paulo). 11/set/2018;16(3):eAO4228.

Perfil dos ingressantes na primeira turma de graduação em Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein

Ângela Tavares , Bruna de Freitas , Giulia Nicolucci , Vitória Penido de

DOI: 10.1590/S1679-45082018AO4228

RESUMO

Objetivo:

Descrever o perfil dos estudantes de Medicina ingressantes na primeira turma do curso de graduação em Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

Métodos:

Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa realizada pela internet durante o curso de Bioestatística, em agosto de 2016. A pesquisa abordou características sociodemográficas, dados do ensino médio e dos vestibulares, prática de atividade física, lazer, parentesco médico e especialidade que pretendia seguir.

Resultados:

A maioria dos estudantes de Medicina era do sexo feminino, procedente do Estado de São Paulo, com idade entre 18 a 21 anos, estudou o Ensino Médio em escola particular, fez cursinho pré-vestibular e prestou mais de cinco vestibulares no ano de ingresso na faculdade. Em geral, realizavam atividade física regularmente e tinham atividades de lazer comuns à essa faixa etária. A maior parte (58%) tinha algum parentesco médico e mais da metade (52%) não sabia qual especialidade seguir. Não houve associação entre parentesco médico e escolha da especialidade (p = 0,390).

Conclusão:

Apesar de ser a primeira turma e de ter passado por um processo seletivo diferenciado, os dados mostraram que o perfil dos alunos era semelhante ao encontrado em outras faculdades.

Perfil dos ingressantes na primeira turma de graduação em Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Ir para o conteúdo