einstein (São Paulo). 01/jan/2015;13(1):47-51.

Impacto das atividades na autoestima dos pacientes em um programa de reabilitação pulmonar

Juliana Nascimento de , Cecilia Melo Rosa , Selma Denis , Nadine Cristina , Priscila Kessar , Luciene Costa , Mônica Silveira , Elie

DOI: 10.1590/S1679-45082015AO3209

Objetivo

Avaliar a autoestima e a autoimagem de pacientes com doenças respiratórias de um Programa de Reabilitação Pulmonar, que participaram de atividades de socialização e de treinamento físico e de pacientes que participaram apenas de treinamentos físicos.

Métodos

Estudo exploratório descritivo e transversal. Foram analisados 60 pacientes, todos inclusos em um Programa de Reabilitação Pulmonar. Destes, 42 participaram de pelo menos uma das atividades propostas, 10 não participaram das atividades e 8 foram excluídos (7 tiveram alta e 1 faleceu), não respondendo ao questionário de autoimagem e autoestima.

Resultados

Quando comparados os dois grupos, apesar de ambos terem apresentado autoestima e autoimagem baixas, a diferença entre eles foi significativa (p<0,05) com relação à autoestima: aqueles que participaram de atividades de socialização propostas pela equipe tiveram autoestima melhor que a dos sujeitos que participam apenas do treinamento físico. Já quanto à autoimagem, a diferença entre os grupos não foi significativa (p>0,05).

Conclusão

Os pacientes do Programa de Reabilitação Pulmonar avaliados apresentaram baixas autoestima e autoimagem, porém aqueles que realizaram alguma atividade de socialização proposta tiveram a autoestima maior comparada à dos que fizeram apenas o treinamento físico.

Impacto das atividades na autoestima dos pacientes em um programa de reabilitação pulmonar
Ir para o conteúdo