einstein (São Paulo). 11/dez/2015;13(4):580-6.

Impacto da telemedicina na cultura hospitalar e suas consequências na qualidade e segurança do cuidado

Milton Steinman, Renata Albaladejo Morbeck, Philippe Vieira Pires, Carlos Alberto Cordeiro Abreu Filho, Ana Helena Vicente Andrade, Jose Claudio Cyrineu Terra, José Carlos Teixeira Junior, Alberto Hideki Kanamura

DOI: 10.1590/S1679-45082015GS2893

RESUMO
Objetivo
Analisar o impacto da aplicação de telemedicina no processo clínico de cuidado e seus diferentes efeitos sobre a cultura hospitalar e na prática assistencial.
Métodos
O conceito de telemedicina, por meio de uma cobertura integral em tempo real, foi implementada em dois hospitais diferentes em São Paulo, um secundário e público, o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch, e um terciário e privado, o Hospital Israelita Albert Einstein.
Resultados
Os dados foram obtidos a partir de 257 teleconsultas registradas ao longo de um período de 12 meses e comparados a igual período antes da implementação. Em 18 pacientes (7,1%), a telemedicina influenciou no diagnóstico e, para 239 pacientes (92,9%), a consulta contribuiu para o manejo clínico. Após a implementação da telemedicina, o protocolo de trombólise para acidente vascular cerebral foi aplicado em 11% dos pacientes com acidente vascular cerebral. A introdução da telemedicina reduziu a necessidade de transferir pacientes para avaliação neurológica externa em 25,9%. O protocolo de sepse foi adotado, sendo observada redução da mortalidade em 30,4% nos casos de sepse grave.
Conclusão
A aplicação da telemedicina está associada com diferenças na utilização dos serviços de saúde: transferências, mortalidade, implementação de protocolos e apoio à decisão médica, especialmente em relação à trombólise. Estes resultados destacam o papel da telemedicina como um vetor de transformação da cultura hospitalar e seu impacto sobre a segurança e na qualidade assistencial.

Impacto da telemedicina na cultura hospitalar e suas consequências na qualidade e segurança do cuidado

107

Comentários