einstein (São Paulo). 01/mar/2010;8(1):46-52.

Impacto da intervenção motivacional no aumento do nível de atividade física

Aneci Sobral Rocha, Marcio Marega

DOI: 10.1590/s1679-45082010ao1442

RESUMO
Objetivo:
Verificar se a proposta de incentivo à prática regular de atividade física colabora para o aumento dos níveis de atividade física.
Métodos:
Foi realizada uma avaliação entre os grupos de homens e mulheres que passaram por duas ou três avaliações na Unidade de Check-Up do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), comparando-se a melhora no nível de atividade física, a melhora da média do número de unidades metabólicas e o Índice de Sensibilização. Toda a amostra foi avaliada por meio do Questionário Internacional de Atividade Física.
Resultados:
A amostra foi constituída por 1.879 indivíduos, sendo 1.559 (83%) do sexo masculino e 320 (17%) do sexo feminino, com idades variando de 20 a 76 anos, média de idade de 45,8 anos (desvio padrão ± 8,8) submetidos à Revisão Continuada de Saúde no Centro de Medicina Preventiva do HIAE, Unidade Check-Up, Jardins. No início do nosso estudo, mais da metade da nossa amostra era de indivíduos insuficientemente ativos (sedentários + pouco ativos), sendo que, quando dividida a amostra entre os gêneros, este número foi maior entre as mulheres. Após a reavaliação, foi possível constatar que grande parte dos indivíduos obteve aumento no nível de atividade física, sendo que entre as mulheres este aumento foi maior. O grupo de homens que recebeu a proposta de incentivo à atividade física por três vezes obteve melhores resultados em relação aos níveis de atividade física que o grupo de homens que recebeu a proposta de incentivo por duas vezes. No grupo das mulheres, o resultado foi melhor no grupo avaliado duas vezes. Este resultado se deve ao número reduzido da amostra de mulheres do grupo que recebeu a proposta por três vezes. Este grupo também foi o único que não apresentou aumento do número da média de unidades metabólicas. A avaliação do Índice de Sensibilização na amostra geral foi muito satisfatória, atingindo os resultados esperados.
Conclusões:
Estes resultados demonstram que a Intervenção Motivacional é uma ferramenta eficaz para a promoção da atividade física. Conclui-se que é de grande importância o incentivo da prática regular de atividade física mediante programas de informação de seus benefícios à saúde.

Impacto da intervenção motivacional no aumento do nível de atividade física

46

Comentários