einstein (São Paulo). 01/mar/2010;8(1):40-5.

Efeitos da prática de Tai Chi Chuan na cognição de idosas com comprometimento cognitivo leve

Juliana Yumi Tizon Kasai, Alexandre Leopold Busse, Regina Miksian Magaldi, Maria Angela Soci, Priscilla de Moraes Rosa, José Antônio Esper Curiati, Wilson Jacob Filho

DOI: 10.1590/s1679-45082010ao1470

RESUMO
Objetivo:
Detectar os efeitos da prática de Tai Chi Chuan na cognição de idosas com comprometimento cognitivo leve.
Métodos:
Estudo piloto com 26 idosas (média de idade de 74 anos) com comprometimento cognitivo leve. Os instrumentos de avaliação foram: Escala Subjetiva de Queixas de Memória (EQM), Teste Comportamental de Memória de Rivermead (RBMT) e Amplitude de Dígitos Verbal Direta e Indireta (DD e DI, respectivamente) derivadas do Weschler Adult Intelligence Scale (WAIS). Um grupo de 13 pacientes recebeu duas aulas semanais de 60 minutos de Tai Chi Chuan (estilo Yang) por 6 meses consecutivos, e o restante formou o Grupo Controle. O grupo Tai Chi Chuan também foi avaliado quanto ao aprendizado da prática dos exercícios de Tai Chi Chuan através de um Teste de Aprendizado Específico aplicado após três meses de intervenção.
Resultados:
Após seis meses de intervenção, o grupo Tai Chi Chuan apresentou melhora significativa no RBMT e na EQM (p = 0,007 e p = 0,023, respectivamente). O Grupo Controle não apresentou diferenças significativas nos testes cognitivos no decorrer do estudo. Houve correlação significativa entre o Teste de Aprendizado de Tai Chi Chuan e o RBMT (p = 0,008), apontando que os pacientes com melhor performance na prática de Tai Chi Chuan apresentaram melhor desempenho da memória.
Conclusões:
Neste estudo, um programa de seis meses de Tai Chi Chuan propiciou uma melhora significativa do desempenho e das queixas de memória de idosas com comprometimento cognitivo leve. Estudos adicionais randomizados com casuística maior e seguimento mais prolongado são necessários para confirmar estes benefícios.

Efeitos da prática de Tai Chi Chuan na cognição de idosas com comprometimento cognitivo leve

75

Comentários