einstein (São Paulo). 01/abr/2014;12(2):198-203.

Análise da confiabilidade de métodos radiográficos para avaliação da artrodese posterolateral lombossacra

Alberto Ofenhejm , Felipe de Moraes , Nicola Jorge Carneiro , Fernando José , Luciano Miller Reis , Patricia Rios

DOI: 10.1590/S1679-45082014AO2964

Objetivo

Analisar a concordância intra e interobservador de dois métodos radiográficos para avaliação da artrodese lombar posterolateral.

Métodos

Foram submetidos à fusão posterolateral instrumentada 20 pacientes, avaliados por meio de radiografias anteroposteriores e laterais, em flexão e extensão máximas. As imagens foram avaliadas inicialmente por 6 médicos ortopedistas e, após 8 semanas, reavaliadas por 4 deles, totalizando 400 mensurações radiográficas. Foi realizada análise de confiabilidade intra e interobservador por meio do coeficiente Kappa e pelos critérios de Landis e Koch.

Resultados

A porcentagem de concordância intra e interobservadores para radiografias anteroposteriores foi, respectivamente, 76 e 63%. Na incidência radiográfica lateral, esses valores foram de 78 e 84%, respectivamente. Entretanto, a análise pelo método de Kappa mostrou concordância fraca e ruim intra e interobservadores para a maior parte dos casos, independentemente do método radiográfico utilizado.

Conclusão

observou-se fraca concordância intra e interobservadores na avaliação da fusão lombossacra por meio de radiografias simples, nas incidências anteroposterior e laterais dinâmicas, não havendo superioridade estatística entre os métodos estudados.

Análise da confiabilidade de métodos radiográficos para avaliação da artrodese posterolateral lombossacra
Ir para o conteúdo