einstein (São Paulo). 01/jun/2012;10(2):209-15.

SPEM: o estado da arte em instrumentação para imagem molecular de alta resolução de órgãos de pequenos animais

Marilia Alves dos Reis, Jorge Mejia, Ilza Rosa Batista, Marycel Rosa Felisa Figols de Barboza, Solange Amorim Nogueira, Jairo Wagner, Francisco Romero Cabral, Petrick Marcellus Victorio Mendonça Davoglio, Vanessa Costhek Abílio, Geng Fu, Nan Li, Ling Jian Meng, Ming Chi Shih, Chin-Tu Chen, Edson Amaro Junior, Rodrigo Affonseca Bressan

DOI: 10.1590/S1679-45082012000200015

Objetivo:
Descrever o Single Photon Emission Microscope (SPEM), o estado da arte em tecnologia para SPECT de pequenos animais, e ilustrar seu desempenho com imagens típicas de diferentes órgãos de animais.
MÉTODOS:
O SPEM consiste em dois dispositivos de imagem independentes que usam cintiladores de alta resolução, câmaras CCD de altas sensibilidade e resolução, e colimadores multiorifício. Durante a aquisição das imagens, o camundongo é posicionado dentro de um tubo vertical rotatório entre os dispositivos imageadores. Posteriormente, um software apropriado, baseado no algoritmo de Máxima Verossimilhança, produz iterativamente a imagem tomográfica. Utilizamos radiofármacos apropriados para imageamento de rins, tireoide, coração e cérebro. Os camundongos foram injetados com 74-148 MBq/0,3mL e foram registrados por 40 a 80 minutos, entre 30 a 60 minutos pós-injeção. Durante esse processo, os animais permaneceram anestesiados com quetamina/xilazina.
RESULTADOS:
Apresentamos imagens tomográficas de diferentes órgãos de camundongos, que indicam a capacidade do instrumento na aplicação proposta.
CONCLUSÃO:
O SPEM é uma tecnologia inovadora de SPECT para pequenos animais, que fornece imagens de alta resolução com sensibilidade apropriada para estudos pré-clínicos. Seu uso com radiofármacos apropriados permitirá a realização de estudos translacionais de vários modelos animais de doenças humanas e seu tratamento farmacológico, bem como o desenvolvimento de novos agentes terapêuticos.

SPEM: o estado da arte em instrumentação para imagem molecular de alta resolução de órgãos de pequenos animais

37

Comentários