einstein (São Paulo). 01/jun/2016;14(2):185-9.

Potencial de incompatibilidade de medicamentos intravenosos em uma unidade pediátrica

Karla Dalliane Batista Leal, Ramon Weyler Duarte Leopoldino, Rand Randall Martins, Lourena Mafra Veríssimo

DOI: 10.1590/S1679-45082016AO3723

RESUMO
Objetivo
Avaliar o potencial de incompatibilidade dos medicamentos intravenosos, identificando possíveis fatores de risco em uma unidade pediátrica.
Métodos
Trata-se de um estudo observacional analítico do tipo transversal realizado na unidade de pediatria de um hospital de ensino no Brasil. Os dados foram coletados de junho a outubro de 2014 a partir da análise das prescrições de crianças (0 a 15 anos) hospitalizadas. Foram excluídas prescrições sem medicamento intravenoso e com posologia incompletas ou grafia inadequada. A associação entre as variáveis e o risco de potenciais incompatibilidades foi determinada pelo teste t de Student e ANOVA, considerando significativo para p<0,05. Calculou-se o risco relativo com intervalo de confiança de 95% de cada medicamento envolvido.
Resultados
Duzentos e vinte e duas crianças participaram do estudo, 132 (59,5%) eram do gênero masculino, 118 (53,2%) tinham idade entre 0 a 2 anos e estiveram internados em média 7,7±2,3 dias. Os medicamentos mais prescritos foram dipirona, penicilina G e ceftriaxona. Quase 85% das crianças apresentaram ao menos uma potencial incompatibilidade, razão de 1,2 incompatibilidades/paciente. Os tipos de incompatibilidades mais comuns foram: não testada (93,4%), precipitação (5,5%), turbidez (0,7%) e decomposição química (0,4%). Os fatores associados a potenciais incompatibilidades foram: número de medicamentos e a prescrição dos medicamentos diazepam, fenitoína, fenobarbital e metronidazol.
Conclusão
A maioria das prescrições pediátricas apresentou potenciais incompatibilidades e a incompatibilidade não testada foi o tipo mais comum. O número de medicamentos e a prescrição dos medicamentos diazepam, fenobarbital, fenitoína e metronidazol foram fatores de risco para potenciais incompatibilidades.

Potencial de incompatibilidade de medicamentos intravenosos em uma unidade pediátrica

185

Comentários