einstein (São Paulo). 01/mar/2013;11(1):76-82.

Padronização de modelo experimental adequado a estudos do efeito do exercício na artrite

Raquel Pinheiro Gomes, Elisangela Bressan, Tatiane Morgana da Silva, Monique da Silva Gevaerd, Carlos Rogério Tonussi, Susana Cristina Domenech

DOI: 10.1590/S1679-45082013000100014

Objetivo:
Padronizar um modelo experimental de monoartrite crônica induzida por adjuvante completo de Freund apropriado à análise do efeito da deambulação na nocicepção e no edema articular.
MÉTODOS:
Foram avaliados os seguintes fatores para a indução da monoartrite: via e local de administração, número e intervalo das inoculações, espécie de micobactéria e gênero dos animais. Para tanto, ratos Wistar machos e fêmeas (200 a 250g) receberam duas injeções de adjuvante completo de Freund contendo Mycobacterium tuberculosis (1,0mg/mL; 50µL) ou Mycobacterium butiricum (0,5mg/mL; 50µL) intra-articular nas articulações tibiotársica ou tibiofemural ou, ainda, uma injeção de adjuvante completo de Freund (Mycobacterium butiricum ou tuberculosis) intradérmica na base da cauda e outra intra-articular (tibiotársica ou tibiofemural). Os animais foram submetidos à avaliação da incapacitação e edema articulares. A incapacitação articular foi avaliada pelo tempo de elevação da pata (em segundos) durante a marcha de 1 minuto. O edema da articulação tibiofemural foi avaliado pela variação do diâmetro articular (cm). O edema da articulação tibiotársica foi medido pelo volume da pata (mL).
RESULTADOS:
A administração de adjuvante completo de Freund, contendo Mycobacterium butiricum, aumentou o tempo de elevação da pata e o edema, em ambas as articulações.
CONCLUSÃO:
Esses dados possibilitaram a padronização de um modelo animal de monoartrite crônica, adequado à análise dos efeitos do exercício no tratamento da artrite reumatoide.

Padronização de modelo experimental adequado a estudos do efeito do exercício na artrite

48

Comentários