einstein (São Paulo). 30/out/2018;16(4):eAO4212.

Medicamentos utilizados em população pediátrica com fibrose cística

Stella Pegoraro Alves ORCID logo , Márcia de Azevedo Frank ORCID logo , Denise Bueno ORCID logo

DOI: 10.31744/einstein_journal/2018AO4212

RESUMO

Objetivo

Descrever o perfil de medicamentos utilizados por pacientes pediátricos com fibrose cística.

Métodos

Estudo transversal com análise de prontuários e entrevista com cuidadores de pacientes pediátricos com fibrose cística atendidos em ambulatório de um centro de referência na Região Sul do Brasil. Foram coletadas informações sobre os dados clínicos dos pacientes, medicamentos utilizados e tratamento domiciliar.

Resultados

Dentre os 78 participantes do estudo, foram predominantes pacientes do sexo feminino, cor autodeclarada branca, com mutação F508del e procedentes do interior do Estado. Possuíam acompanhamento de saúde exclusivamente no ambulatório do hospital 43 pacientes. Foram analisados 509 medicamentos prescritos (6,5 medicamentos/paciente). A indicação correta do medicamento foi reconhecida pelo cuidador em 83,3% dos relatos. Pacientes com complicação pulmonar e doenças e/ou comorbidades associadas à fibrose cística tiveram mais medicamentos prescritos. Vitaminas, enzimas pancreáticas, solução salina hipertônica, alfadornase, ácido ursodesoxicólico e antibióticos inalatórios foram os medicamentos mais prescritos. Destes medicamentos 265 (52,1%) pertenciam à Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, sendo 26,7% do componente básico e 25,4% pertencentes ao componente especializado da assistência farmacêutica. Referiram dificuldades para adquirir pelo menos um medicamento prescrito 74 entrevistados. Os relatos, em sua maioria, reconheceram a Secretaria Estadual de Saúde como local de fornecimento dos medicamentos para fibrose cística.

Conclusão

O estudo permitiu maior conhecimento sobre o tratamento e o cuidado necessário em relação ao portador de fibrose cística, observando a demanda da implementação de estratégias que possam contribuir para melhoria da qualidade de vida e o cumprimento do plano terapêutico destes pacientes.

Medicamentos utilizados em população pediátrica com fibrose cística

Comentários