einstein (São Paulo). 01/jan/2014;12(1):66-74.

Liderança coaching: questionários de avaliação de percepções de líderes e liderados na enfermagem

Maria Lúcia Alves Pereira , Laís Helena , Maria

DOI: 10.1590/S1679-45082014AO2888

Objetivo

: Apresentar o desenvolvimento, a análise de conteúdo e a confiabilidade de dois questionários para avaliar a percepção de enfermeiros-líderes, técnicos e auxiliares de enfermagem – liderados sobre a prática da liderança e a relação com as dimensões do processo coaching .

Métodos

: trata-se de um estudo metodológico, de abordagem quanti-qualitativa, que teve como meta a instrumentação que se refere à construção e à validação de instrumentos de medida. A concepção das proposições dos instrumentos foi fundamentada na literatura sobre liderança, coaching e aferição das propriedades psicométricas, submetida à validação de conteúdo quanto a clareza, relevância e aplicabilidade, com o objetivo de validar as proposições por meio do consenso de juízes, utilizando a técnica Delphi, em 2010. A versão final dos questionários foi aplicada a 279 enfermeiros e 608 técnicos e auxiliares de enfermagem em dois hospitais universitários e dois hospitais privados.

Resultados

: O valor do alfa de Cronbach com todos os itens do instrumento de autopercepção foi muito alto (0,911). O instrumento de percepção dos liderados demonstrou que, tanto para todos os determinantes como para cada dimensão do processo coaching , o valor de alfa de Cronbach total (0,952) foi considerado bastante alto, apontando fortíssima consistência da escala. A análise confirmatória demonstrou que os modelos estavam bem ajustados.

Conclusão

: Pela validação estatística, comparou-se a possibilidade de reutilização dos questionários para outras amostras de estudo, pois houve evidências de confiabilidade e aplicabilidade.

Liderança coaching: questionários de avaliação de percepções de líderes e liderados na enfermagem
Ir para o conteúdo