einstein (São Paulo). 01/jan/2011;9(1 Pt 1):8-13.

Impacto de um programa de promoção da saúde na qualidade de vida do idoso

Silvia Affini Borsoi Tamai, Sergio Márcio Pacheco Paschoal, Julio Litvoc, Adriana Nunes Machado, Pedro Kallas Curiati, Luis Felipe Prada, Wilson Jacob-Filho

DOI: 10.1590/S1679-45082011AO1759

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os efeitos na qualidade de vida de idosos matriculados no Grupo de Assistência Multidisciplinar ao Idoso Ambulatorial (GAMIA) do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Métodos:

Nos 83 idosos participantes do grupo entre 2000 e 2002, a qualidade de vida foi avaliada pelo World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-bref) no início e no fim do programa. A funcionalidade foi avaliada pelas Escalas de Katz e Lawton e os dados sociodemográficos foram obtidos nos prontuários.

Resultados:

Houve predomínio do sexo feminino (79,5%) e a média geral de idade foi de 69,30 anos. A análise dos dados mostraram uma redução no domínio físico do WHOQOL-bref (p = 0,014) e a elevação dos domínios psicológico e meio ambiente (p = 0,029 e p = 0,007, respectivamente), detectando-se tendência de elevação nos domínios relações sociais e geral (p = 0,062 e p = 0,052, respectivamente).

Conclusões:

Como a avaliação clínica desses idosos revelou doenças desconhecidas previamente e determinou a utilização de novos medicamentos, a percepção que os idosos tinham, em relação à sua saúde, pode ter sido o fator preponderante para a piora no domínio físico. A melhora dos domínios psicológico e meio ambiente pode estar relacionada ao suporte psicológico e social que o idoso recebeu dos colegas e profissionais e dos benefícios das atividades em grupo, bem como às tendência de elevação observada nos domínios relações sociais e geral. A participação em um programa de promoção do envelhecimento saudável mostrou-se eficaz na melhora da qualidade de vida do idoso.

Impacto de um programa de promoção da saúde na qualidade de vida do idoso

Comentários