einstein (São Paulo). 01/jan/2016;14(1):18-24.

Espessura do músculo adutor do polegar na avaliação nutricional de pacientes cirúrgicos

Katarina Papera , Naira Marceli Fraga , Amanda Barcelos , Marina Abelha , Rafael Araújo Guedes de , Valdete Regina

DOI: 10.1590/S1679-45082016AO3596

RESUMO

Objetivo

Avaliar a correlação entre a medida da espessura do músculo adutor do polegar com medidas antropométricas, índice de massa corporal e Avaliação Subjetiva Global no diagnóstico nutricional de pacientes cirúrgicos.

Métodos

Participaram do estudo pacientes internados em uma unidade de cirurgia geral e reparadora de um hospital universitário de Vitória (ES), Brasil. Os critérios de inclusão foram pacientes avaliados nas primeiras 48 horas de internação, idade ≥20 anos hemodinamicamente estáveis, sem edema ou ascite. A análise dos dados foi realizada pelo softwareStatistical Package for Social Science, versão 21.0, com nível de significância de 5%.

Resultados

Compuseram a amostra 150 pacientes candidatos à cirurgia, com média de idade de 42,7±12,0 anos. Os motivos de internação mais comuns foram procedimentos cirúrgicos, doenças do trato gastrointestinal e neoplasias. Observou-se associação significativa entre a espessura do músculo adutor do polegar com a Avaliação Subjetiva Global (p=0,021) e com o índice de massa corporal para risco nutricional (p=0,008). Foram encontradas correlações significativas entre a espessura do músculo adutor do polegar com circunferência muscular do braço, área muscular do braço corrigida, circunferência da panturrilha e índice de massa corporal. Não foram encontradas correlações significativas entre a espessura do músculo adutor do polegar com prega cutânea triciptal e idade.

Conclusão

O uso da espessura do músculo adutor do polegar mostrou-se um método eficiente na detecção de desnutrição em pacientes cirúrgicos e deve ser acrescentado ao processo de triagem de pacientes hospitalizados, uma vez que é de fácil execução, baixo custo e não invasivo.

Espessura do músculo adutor do polegar na avaliação nutricional de pacientes cirúrgicos
Ir para o conteúdo