einstein (São Paulo). 01/mar/2015;13(1):20-6.

Definição e aplicação de bateria de testes neuropsicológicos para avaliação de disfunção cognitiva pós-operatória

Lívia Stocco Sanches Valentin, Ricardo Pietrobon, Wagner de Aguiar Junior, Ruth Pinto Camarão Rios, Mariane Galzerano Stahlberg, Iolanda Valois Galvão de Menezes, Kátia Osternack-Pinto, Maria José Carvalho Carmona

DOI: 10.1590/S1679-45082015AO3152

Objetivo
Investigar a adequação da bateria neuropsicológica proposta pelo International Study of Postoperative Cognitive Dysfunction para a avaliação de disfunção cognitiva pós-operatória em pacientes idosos brasileiros submetidos à cirurgia sob anestesia geral.
Métodos
Foi realizada uma avaliação neuropsicológica em pacientes submetidos a cirurgias não cardíacas sob anestesia geral, com idade >65 anos, alfabetizados, sem histórico de problemas psiquiátricos ou neurológicos e com pontuação no Miniexame do Estado Mental igual ou superior ao ponto de corte para a população brasileira (>18 ou >23) de acordo com a escolaridade do sujeito. Oitenta pacientes foram avaliados por equipe treinada de neuropsicólogos até 24 horas antes da cirurgia de caráter eletivo.
Resultados
Dentre os pacientes avaliados, um foi excluído por apresentar pontuação abaixo do ponto de corte no Miniexame do Estado Mental e dois não completaram a bateria de testes, permanecendo 77 pacientes no estudo. A média de idade foi de 69±7,5 anos, com 62,34% dos sujeitos, com ±4 anos de estudo. Os sujeitos apresentaram médias significativamente inferiores ao esperado (p<0,001) para tabelas normativas nos testes neuropsicológicos.
Conclusão
O estudo demonstrou a aplicabilidade dos instrumentos na população brasileira idosa e de baixa escolaridade, mas sugeriu a necessidade de determinação de pontos de corte adequados a essa população, garantindo a correta interpretação de resultados. Tal bateria é relevante para avaliações de seguimento pós-cirúrgico, favorecendo o diagnóstico de disfunção cognitiva pós-operatória em pacientes submetidos a diferentes tipos de cirurgia e técnicas anestésicas.

Definição e aplicação de bateria de testes neuropsicológicos para avaliação de disfunção cognitiva pós-operatória

81

Comentários