einstein (São Paulo). 01/abr/2015;13(2):238-42.

Brinquedo terapêutico: preparando a criança para a vacina

Jéssica Etienne Dourado , Elaine , Maria Áurea dos Santos , Mariana Lucas da Rocha , Fabiane de Amorim

DOI: 10.1590/S1679-45082015AO2967

RESUMO

Objetivo:

Identificar e comparar os comportamentos das crianças durante a vacinação, preparadas ou não para o procedimento com o brinquedo terapêutico instrucional.

Métodos:

Estudo quasi experimental, de abordagem quantitativa, com 60 crianças entre 3 e 6 anos. As reações da criança foram registradas em um formulário do tipo checklist. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial, e pelo teste de Fisher.

Resultados:

As principais reações no grupo experimental foram ficar quieta (25;83%) e colaborar espontaneamente (24;80%). No grupo controle, foram: chorar e agarrase aos pais (15;50%), rubor facial (11;36,67%) e movimenta-se/agitase (10;33,3%).

Conclusão:

As reações de cooperação foram mais frequentes no grupo experimental, enquanto as de menor aceitação foram observadas apenas no grupo controle. O brinquedo terapêutico revelou-se um importante instrumento no preparo para a vacina.

Brinquedo terapêutico: preparando a criança para a vacina
Ir para o conteúdo