einstein (São Paulo). 01/dez/2013;11(4):426-34.

Avaliação da postura e dos movimentos articulares dos membros superiores de pacientes pós-mastectomia e linfadenectomia

Cinira Assad Simão Haddad, Marcelo Saad, Maria del Carmen Janeiro Perez, Fausto Miranda Júnior

DOI: 10.1590/S1679-45082013000400004

Objetivo:
Avaliar as alterações posturais e de amplitudes de movimento de membro superior nas mulheres pós-mastectomia e linfadenectomia que se submeteram à radioterapia como tratamento adjuvante.
MÉTODOS:
Foram avaliados dois grupos: 16 mulheres pós-mastectomia com linfedema de membro superior e 14 mulheres pós-mastectomia sem linfedema. As pacientes foram submetidas à avaliação feita por programas computadorizados, um para postura e outro para medir as amplitudes de movimento de ombro, cotovelo e punho. Os resultados obtidos foram comparados entre lado direito e esquerdo, e operado e não operado, sendo submetidos a testes estatísticos.
RESULTADOS:
Ambos os grupos apresentaram anteriorização de tronco. As mulheres com linfedema mostraram rotação de cabeça à direita, protusão de ombro do lado esquerdo e medidas do ângulo de talhe menores do lado operado, além de elevação da escápula bilateralmente, quando comparadas ao grupo sem linfedema. As alterações de amplitude de movimento também foram menores do lado operado na flexão, abdução e rotação externa de ombro para todas as mulheres e, para aquelas que tinham linfedema, a extensão de cotovelo e a flexão de punho tiveram menor amplitude de movimento.
CONCLUSÃO:
Mulheres que foram submetidas à mastectomia apresentaram assimetrias e alterações de postura, e o linfedema parece agravar essa condição. Além disso, apresentaram déficits de amplitude de movimento em ombros, do lado operado. Mulheres com linfedema exibiram também déficits em cotovelo e punho.

Avaliação da postura e dos movimentos articulares dos membros superiores de pacientes pós-mastectomia e linfadenectomia

48

Comentários