einstein (São Paulo). 01/dez/2012;10(4):480-90.

Aplicação das ferramentas de gestão empresarial Lean Seis Sigma e PMBOK no desenvolvimento de um programa de gestão da pesquisa científica

Cora Hors, Anna Carla Goldberg, Ederson Haroldo Pereira de Almeida, Fernando Galan Babio Júnior, Luiz Vicente Rizzo

DOI: 10.1590/S1679-45082012000400015

Objetivo:
Implementar um programa de gestão da pesquisa científica em um hospital geral aplicando as ferramentas de gestão empresarial Lean Seis Sigma e PMBOK no gerenciamento de projetos nessa área.
MÉTODOS:
Foi utilizada a metodologia Lean Seis Sigma para melhoria do processo de gestão da pesquisa científica institucional por meio de ferramenta específica (DMAIC) para identificação, implementação e posterior análise das soluções encontradas, tendo como base as boas práticas descritas no PMBOK.
RESULTADOS:
São apresentadas as soluções implementadas na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para o gerenciamento dos projetos de pesquisa institucionais. As soluções foram categorizadas em quatro instâncias: pessoas, processos, sistema e cultura organizacional. Uma análise preliminar das soluções implementadas mostra que essas são, total ou parcialmente, aderentes às preconizadas no Guia PMBOK.
CONCLUSÃO:
Neste estudo de caso post facto, verificou-se que as soluções implementadas a partir do projeto Lean Seis Sigma e baseadas no PMBOK permitiram a melhoria de processo da gestão da pesquisa científica institucional, constituindo um modelo que pretende contribuir com a busca de soluções inovadoras na gestão da pesquisa pelas diferentes instituições com atividade científica no Brasil.

Aplicação das ferramentas de gestão empresarial Lean Seis Sigma e PMBOK no desenvolvimento de um programa de gestão da pesquisa científica

62

Comentários