einstein (São Paulo). 30/out/2018;16(4):eAO4322.

Ambiente de trabalho do enfermeiro: comparação entre hospitais privados e público

Bárbara Sharon Maia Pires ORCID logo , Luana Zétula Fernandes de Oliveira ORCID logo , Cibele Leite Siqueira ORCID logo , Liliane Bauer Feldman ORCID logo , Ramon Antônio Oliveira ORCID logo , Renata Cristina Gasparino ORCID logo

DOI: 10.31744/einstein_journal/2018AO4322

RESUMO

Objetivo

Comparar as características do ambiente de trabalho que favorecem a prática profissional do enfermeiro em instituições privadas e pública.

Métodos

Estudo quantitativo, exploratório, transversal, realizado em quatro instituições de saúde, sendo uma pública e três privadas, com 188 enfermeiros. Os participantes responderam a versão brasileira do Nursing Work IndexRevised , que tem por objetivo avaliar a presença de características que favorecem o desenvolvimento das atividades do enfermeiro por meio de 15 itens distribuídos em três subescalas: autonomia, controle sobre o ambiente de trabalho e relações entre médicos. A escala de medida utilizada é do tipo Likert e menores pontuações representam melhor avaliação do ambiente, ou seja, mais características favoráveis estão presentes para auxiliar o desenvolvimento das atividades da enfermagem.

Resultados

As médias das respostas dos participantes dos hospitais privados foram menores em todas as subescalas do instrumento, quando comparadas às do hospital público.

Conclusão

Os ambientes dos hospitais privados demonstraram possuir mais características favoráveis à prática profissional do enfermeiro do que o ambiente do hospital público.

Ambiente de trabalho do enfermeiro: comparação entre hospitais privados e público

Comentários