einstein (São Paulo). 30/out/2018;16(4):eAO4354.

Adequação às faixas etárias pediátricas de medicamentos novos registrados no Brasil de 2003 a 2013

Jaqueline Cristina da Silveira Xavier e Castro ORCID logo , Stephanie Ferreira Botelho ORCID logo , Taisa Roberta Lopes Machado ORCID logo , Maria Auxiliadora Parreiras Martins ORCID logo , Liliana Batista Vieira ORCID logo , Adriano Max Moreira Reis ORCID logo

DOI: 10.31744/einstein_journal/2018AO4354

RESUMO

Objetivo

Analisar a adequação às faixas etárias pediátricas dos medicamentos novos registrados no Brasil no período de 2003 a 2013.

Métodos

Estudo descritivo dos medicamentos com indicação pediátrica incluídos em uma coorte retrospectiva de medicamentos novos registrados no Brasil. A avaliação da adequação do medicamento à faixa etária pediátrica foi realizada empregando os seguintes critérios: adequação da forma farmacêutica e capacidade de fornecer a dose recomendada. Os medicamentos foram considerados adequados às faixas etárias pediátricas quando preencheram os dois critérios. A análise estatística compreendeu cálculo de frequências e proporções.

Resultados

A adequação devido à capacidade do medicamento fornecer a dose recomendada foi superior a 80% em todas as faixas etárias. Em relação à adequação da forma farmacêutica, identificou-se que quanto maior a faixa etária, maior a proporção de adequação para uso pediátrico. Em relação aos medicamentos que se apresentavam em formas farmacêuticas sólidas, evidenciou-se que metade foi classificada como inadequada para uma ou mais faixas etárias pediátricas para as quais estavam indicados. A adequação dos medicamentos à faixa etária pediátrica foi 64,3% para pré-escolares, 66,7% para recém-nascidos a termo, 66,7% para recém-nascidos prematuros e superior a 70% para as demais faixas etárias.

Conclusão

Os medicamentos destinados às crianças menores de 6 anos apresentaram menor frequência de adequação, considerando a forma farmacêutica e a capacidade de fornecer a dose recomendada. A disponibilidade e a proporção de adequação dos medicamentos para uso pediátrico aumentam com a elevação da faixa etária para a qual o medicamento é registrado.

Adequação às faixas etárias pediátricas de medicamentos novos registrados no Brasil de 2003 a 2013

Comentários