einstein (São Paulo). 20/ago/2019;17(4):eAO4642.

Insatisfação da imagem corporal e fatores associados: um estudo em jovens estudantes universitários

Laleska Pâmela Rodrigues da , Ana Rita de Oliveira , Elisana Lima , Patrícia Vieira Del , Priscila Milene Angelo , Deise

DOI: 10.31744/einstein_journal/2019AO4642

RESUMO

Objetivo:

Verificar a prevalência de insatisfação com a imagem corporal e sua associação com variáveis sociodemográficas, econômicas, antropométricas e atividade física de universitários.

Métodos:

Estudo transversal, realizado com 348 universitários que frequentavam o restaurante universitário de uma universidade pública no Estado do Mato Grosso do Sul. A percepção da imagem corporal foi avaliada pelo Silhouette Matching Task. As demais variáveis avaliadas foram sexo, idade, condição marital, condição de moradia, classe econômica, peso, estatura, circunferência da cintura e nível de atividade física. Para verificar a associação entre as variáveis dependente e independente, foi realizada regressão logística multinomial.

Resultados:

Dentre os entrevistados, 55,7% eram homens. A prevalência de insatisfação com a imagem corporal foi de 59,8% entre os homens e de 55,2% entre as mulheres. A insatisfação pelo excesso de peso, entre homens e mulheres, foi maior nos indivíduos com excesso de peso, quando comparados aos eutróficos, segundo o índice de massa corporal, e também maior naqueles com risco para doenças cardiovasculares, quando comparados aos que não apresentaram risco. A insatisfação pela magreza foi maior entre as mulheres com baixo peso quando comparadas às eutróficas, segundo o índice de massa corporal. Entre os homens, não houve associação da insatisfação com a magreza e as variáveis estudadas.

Conclusão:

A prevalência da insatisfação corporal foi registrada em mais da metade dos indivíduos avaliados e esteve associada ao estado nutricional. Sabendo das consequências da insatisfação corporal, vale destacar a necessidade de estratégias de intervenção, no sentido de evitar a prática de condutas comportamentais não saudáveis.

Insatisfação da imagem corporal e fatores associados: um estudo em jovens estudantes universitários
Ir para o conteúdo