einstein (São Paulo). 01/out/2010;8(4 Pt 1):483-7.

Ansiedade em pacientes no período pré-cateterismo cardíaco

Leandro Loureiro , Suely Sueko Viski

DOI: 10.1590/S1679-45082010RW1517

RESUMO

Objetivo:

Identificar pesquisas relacionadas à ansiedade e as estratégias para minimizá-la em pacientes no período pré-cateterismo cardíaco.

Métodos:

Revisão bibliográfica realizada no sistema de base de dados on-line PubMed, MedLine, CINAHL, LILACS e SciELO, compreendendo o período de 1997 a 2009 na MedLine e de 1999 a 2009 nas demais bases de dados. Foram utilizadas as expressões booleanas “and” e “or” combinando os termos no idioma português e inglês. Os critérios de inclusão foram estar relacionados à presença, ao nível ou ao manejo da ansiedade pré-cateterismo cardíaco.

Resultados:

Dentre as 17 pesquisas selecionadas, verificou-se maior número de publicações em revistas americanas, com estudos do tipo experimental-descritivo. As possibilidades de intercorrências e/ou complicações durante e após o procedimento, diagnóstico, possibilidade de mal prognóstico, falta de acompanhante, a primeira vez ao qual é submetido ao procedimento, a falta de informação e/ou orientação e o tempo de espera são as principais causas de ansiedade pré-cateterismo cardíaco. A manutenção dos acompanhantes e familiares junto ao paciente, as informações precoces adaptadas ao nível de entendimento, a superação de traumas e dificuldades com uma abordagem multiprofissional, as terapias farmacológicas e não farmacológicas são estratégias para redução de ansiedade.

Conclusões:

Os enfermeiros são responsáveis por proporcionar uma assistência humanizada, preparando o paciente afim de gerar uma recuperação mais breve, minimizando os traumas da hospitalização e do procedimento. O conhecimento das causas e das estratégias é fundamental para reduzir o nível de ansiedade no período pré-cateterismo cardíaco.

Ansiedade em pacientes no período pré-cateterismo cardíaco
Ir para o conteúdo