einstein (São Paulo). 25/ago/2021;19:eAO5622.
Perfil epidemiológico da hanseníase no estado de Mato Grosso: estudo descritivo
DOI: 10.31744/einstein_journal/2021AO5622
RESUMO
Objetivo
Analisar a prevalência de casos de hanseníase, tendo como parâmetros número de casos diagnosticados, faixa etária, sexo, forma clínica da doença, grau de incapacidade física, nervos acometidos e esquema terapêutico.
Métodos
Trata-se de estudo descritivo. Os dados foram coletados no Sistema de Informações de Agravos de Notificação, referentes ao período de 2014 a 2017 e relativos ao estado do Mato Grosso (MT), Brasil.
Resultados
No período em estudo notificaram-se 11.388 casos no estado, com maior prevalência no ano de 2017. A maior parte dos casos diagnosticados foi em indivíduos com mais de 15 anos, com discreto predomínio no sexo masculino. Prevaleceu o grau zero de incapacidade física durante o diagnóstico e menos de cinco nervos em cada indivíduo, naqueles com nervos afetado.
Conclusão
A análise da prevalência e do perfil epidemiológico de casos da hanseníase no estado de Mato Grosso (MT) torna-se essencial para o enfrentamento da doença, pois auxilia no manejo e no tratamento, com ênfase no trabalho multiprofissional para recuperação dos casos já existentes e na prevenção de novos casos, especialmente em estados hiperendêmicos.
Palavras-chave: Hanseníase; Doenças transmissíveis; Epidemiologia descritiva; Modalidades de fisioterapia; Reabilitação
1.038