einstein (São Paulo). 17/jun/2019;17(3):eAO4619.

Nível de atividade física e percepção do estilo de vida de pacientes pré-cirurgia bariátrica

Eduardo Gauze Alexandrino ORCID logo , Danilo Francisco da Silva Marçal ORCID logo , Mateus Dias Antunes ORCID logo , Leonardo Pestillo de Oliveira ORCID logo , Ely Mitie Massuda ORCID logo , Sonia Maria Marques Gomes Bertolini ORCID logo

DOI: 10.31744/einstein_journal/2019AO4619

Resumo

Objetivo

Identificar as características sociodemográficas, a percepção do estilo de vida e o nível de atividade física dos pacientes obesos em pré-cirurgia bariátrica.

Métodos

Pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo transversal. A amostra foi composta por 96 pacientes obesos mórbidos pré-cirurgia bariátrica de ambos os sexos. Foram aplicados questionários contendo informações sobre o perfil sociodemográfico, a percepção do estilo de vida e o nível de atividade física.

Resultados

A média de idade dos pacientes foi de 40,3±11,45 anos. O nível inadequado de atividade física avaliado foi verificado em 47,8% dos pacientes, e o domínio atividade física do questionário sobre estilo de vida foi pontuado como inadequado pela maioria dos entrevistados (79,2%). Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre o tempo de prática de atividade física semanal dos praticantes e não praticantes na adolescência (p=0,046).

Conclusão

A maioria dos pacientes obesos pré-cirurgia bariátrica apresenta percepção de estilo de vida inadequada, apesar de terem sido considerados aptos à cirurgia bariátrica. A prática da atividade física e a nutrição são os domínios que exercem maior impacto no estilo de vida desses pacientes, e a realização de atividades físicas na adolescência pode contribuir para a adoção de um comportamento mais ativo na idade adulta, o que pode representar ferramenta fundamental para promoção da saúde, a ser considerada com os pacientes após a cirurgia bariátrica.

Nível de atividade física e percepção do estilo de vida de pacientes pré-cirurgia bariátrica

Comentários