einstein (São Paulo). 09/set/2021;19:eAO5868.

Construção e validação de cenário de simulação de transporte intra-hospitalar

Ellen Reis , Luiz Humberto Vieri , Maria Carolina Barbosa Teixeira , Ruth Ester Assayag , Cássia Regina , Aécio Flávio Teixeira de

DOI: 10.31744/einstein_journal/2021AO5868

RESUMO

Objetivo

Construir e validar o conteúdo de um cenário de simulação clínica para ensino do transporte intra-hospitalar de pacientes críticos.

Métodos

Estudo descritivo de construção e validação de um cenário de simulação clínica para o ensino de transporte intra-hospitalar. Foi construído um cenário fundamentado na literatura seguido da validação, por meio da técnica Delphi, por cinco especialistas, com nível de concordância de 80%. Os especialistas foram selecionados por meio da amostragem do tipo bola de neve. Foi desenvolvido um instrumento contendo 26 tópicos, para serem avaliados quanto a pertinência, clareza, objetividade, exequibilidade, conteúdo atual e vocabulário. Havia ainda um campo para observações.

Resultados

Foram realizadas duas rodadas pelos especialistas para a obtenção de consenso de 80%. De acordo com a recomendação dos especialistas, o cenário inicial foi escrito de forma mais clara e objetiva, e divido em duas partes: preparo do paciente e transporte do paciente.

Conclusão

Neste estudo, foram realizadas, com êxito, a construção e a validação do cenário para ensino do transporte intra-hospitalar. Ele poderá ser aplicado em diversos serviços para avaliação da formação dos graduandos de enfermagem, assim como para aprimoramento profissional daqueles que atuam no serviço de transporte intra-hospitalar.

Construção e validação de cenário de simulação de transporte intra-hospitalar
Ir para o conteúdo