einstein (São Paulo). 11/nov/2021;19:eAO5800.
Avaliação do sucesso virológico da terapia antirretroviral em pessoas vivendo com HIV/AIDS no estado do Paraná, Brasil
DOI: 10.31744/einstein_journal/2021AO5800
RESUMO
Objetivo:
Caracterizar o perfil sociodemográfico da população em tratamento antirretroviral no estado do Paraná, investigar a proporção de pessoas em tratamento entre todos os diagnosticados e analisar a proporção de pacientes com carga viral suprimida nas diferentes regiões do estado.
Métodos:
Estudo observacional descritivo e analítico realizado com informações referentes ao período de janeiro de 2018 a janeiro de 2019. Os dados foram obtidos do Sistema Informatizado de Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos. Foram calculadas as proporções de pessoas em tratamento antirretroviral no estado e de pacientes com carga viral ≤1.000 cópias/mL e ≤50 cópias/mL. Os resultados foram comparados com os parâmetros correspondentes da meta 90-90-90 da Organização Mundial da Saúde.
Resultados:
O estado do Paraná alcançou o segundo e o terceiro parâmetros da meta 90-90-90 da Organização Mundial da Saúde. Entre os diagnosticados, 93,12% encontravam-se em tratamento antirretroviral, e 90,0% destes apresentavam carga viral abaixo 50 cópias do RNA viral/mL de sangue, indicando sucesso virológico.
Conclusão:
A política de saúde voltada à população vivendo com HIV/AIDS e os serviços de saúde disponibilizados no Paraná têm obtido êxito em parâmetros relevantes para o controle da epidemia. Entretanto, é necessário assegurar o diagnóstico das pessoas infectadas por HIV na população.
Palavras-chave: HIV; AIDS; Antirretrovirais; Perfil de saúde; Resposta viral sustentada
419