einstein (São Paulo). 01/jul/2014;12(3):389.
Associação negativa entre bloqueio do ramo direito e indutibilidade de taquiarritmias ventriculares na cardiopatia chagásica
DOI: 10.1590/S1679-45082014CE3126
RESPOSTA DO AUTOR
Agradecemos o interesse e os comentários do colega sobre nosso estudo. Concordamos que a associação entre bloqueio de ramo direito e menor indução de arritmias ventriculares em pacientes chagásicos encontrada é inédita e interessante, entretanto, essa é apenas uma observação inicial e em número reduzido de pacientes. Futuras investigações, incluindo estudos propriamente desenhados para esse fim e com amostra populacional adequada, são necessárias para que se possa estabelecer qualquer relação de causa e efeito definitiva entre bloqueio de ramo direito e indução de arritmias ventriculares.
A presente pesquisa possui um desenho puramente descritivo e não almeja determinar relações de causalidade. A associação encontrada entre menor indução de arritmias ventriculares e bloqueio de ramo direito foi observada apenas na análise univariada e não confirmada na análise multivariada, sugerindo que tal associação não é causal. Por esse motivo e para se evitar uma interpretação errônea por parte dos leitores, optamos por não discutir tal achado, embora, talvez, os aspectos metodológicos explicados acima pudessem ter sido incorporados à discussão do manuscrito, salientando, o aspecto inédito deste achado, bem como suas limitações.
[…]
181