2 results

Baço acessório intrapancreático

Marcelo Protásio dos Santos, Aline Pacheco de Rezende, Paulo Vicente dos Santos Filho, José Eduardo Gonçalves, Fernando Bray Beraldo, Adriano Pereira Sampaio

DOI: 10.1590/S1679-45082017RC3942

RESUMO Mulher de 79 anos, com achado incidental em ultrassonografia de abdome de lesão sólida em cauda de pâncreas. Em ressonância magnética, foi confirmada lesão de 12mm. Foi aventada a hipótese diagnóstica de tumor neuroendócrino não secretor, sendo realizada pancreatectomia distal laparoscópica. Em estudo anatomopatológico, diagnosticou-se tecido esplênico, configurando baço acessório intrapancreático. Este tipo de manifestação topográfica de baço é rara, mas deve fazer parte dos diagnósticos diferenciais em tumores sólidos do pâncreas.

Fusão esplenogonadal e câncer testicular: relato de caso e revisão da literatura

Roberto Iglesias Lopes, Mabel Tatty de Medeiros, Marco Antônio Arap, Marcello Cocuzza, Miguel Srougi, Jorge Hallak

DOI: 10.1590/S1679-45082012000100019

Um homem de 36 anos, depois de ser submetido a exames para avaliação de infertilidade masculina, foi diagnosticado com infertilidade masculina primária, criptorquidia bilateral, azoospermia não obstrutiva e fusão esplenogonadal descontínua. Carcinoma in situ estava presente no testículo esquerdo, que tinha localização intra-abdominal e estava associado à fusão esplenogonadal. Esse é o quarto caso de fusão esplenogonadal associada a câncer testicular, segundo nossa avaliação. Deve-se sempre ter em mente a possibilidade dessa associação em testículos criptorquídicos à esquerda.