einstein (São Paulo). 23/jul/2020;18:eRW5232.

Confiabilidade do questionário The International Fitness Scale : uma revisão sistemática e metanálise

Débora de Almeida , Jânio Luiz Correia , Nelson Carvas , Ricardo de

DOI: 10.31744/einstein_journal/2020RW5232

RESUMO

Objetivo

Realizar uma revisão sistemática da literatura e metanálise para verificar se o questionário The International Fitness Scale apresenta boa confiabilidade na avaliação da aptidão física geral e seus componentes.

Métodos

A busca bibliográfica realizou-se nas bases de dados: PubMed®, BIREME, SciELO, EMBASE, SPORTDiscus, LILACS e Cochrane, a partir dos termos: “The International Fitness Scale ”, “ International Fitness Scale ” e “IFIS”. O processo de seleção e extração dos dados seguiram os critérios de elegibilidade: ser estudo de confiabilidade e/ou validade de instrumentos de medida do The International Fitness Scale ; ter o The International Fitness Scale como critério de referência (padrão-ouro); e ser artigo original. A qualidade dos estudos foi avaliada pelo Assessment of Reliability Studies . Para análise dos dados, utilizaram-se o coeficiente de concordância de Kappa, o teste Cochran e o I2de Higgins; para análise de sensibilidade, foi usado o modelo de retirada.

Resultados

No total, sete artigos foram incluídos na análise. Os coeficientes de confiabilidade teste-reteste dos estudos variaram de 0,40 a 0,99, sendo a maioria representada por valores ≥0,60, indicando de moderada a substancial confiabilidade.

Conclusão

Apesar dos indicadores de confiabilidade apresentarem um escore adequado para o teste-reteste, a heterogeneidade entre os estudos permaneceu elevada, necessitando de mais pesquisas com baixo risco de viés, para que o The International Fitness Scale autorrelatado seja considerado alternativa confiável.

Confiabilidade do questionário The International Fitness Scale : uma revisão sistemática e metanálise
Ir para o conteúdo