einstein (São Paulo). 20/dez/2019;18:eAO4433.

Intervenção farmacêutica no uso racional de omeprazol intravenoso

Eduardo Silva , Ana Carolina Figueiredo , Tatyana Xavier Almeida Matteucci , Mércia Pandolfo , Dione Marçal , Rita Goreti

DOI: 10.31744/einstein_journal/2020AO4433

RESUMO

Objetivo:

Descrever as intervenções farmacêuticas de um serviço farmacêutico clínico vertical, para a promoção do uso racional do omeprazol intravenoso.

Métodos:

Estudo prospectivo e descritivo realizado em um hospital universitário da região Centro-Oeste do Brasil, no período de novembro de 2014 a maio de 2015. O serviço consistia na análise da adequabilidade da via de administração do omeprazol em relação às condições clínicas do paciente, bem como a utilização do diluente adequado. As intervenções eram registradas em prontuário e, posteriormente, avaliadas quanto à aceitação.

Resultados:

Foram avaliadas 770 prescrições. As intervenções relacionadas à substituição do diluente foram mais aceitas (p<0,001), e os cirurgiões foram a especialidade que utilizou a via intravenosa de maneira inadequada (p<0,001).

Conclusão:

Embora parcialmente aceitas, as intervenções farmacêuticas puderam contribuir com a melhoria da segurança dos pacientes, uma vez que permitiram a utilização de uma via de administração mais segura.

Intervenção farmacêutica no uso racional de omeprazol intravenoso
Ir para o conteúdo