einstein (São Paulo). 19/abr/2018;16(1):eAO3997.

Avaliação de sistema eletrônico por radiofrequência para monitoramento intraoperatório de têxteis cirúrgicos

Adriana Marco , Carlos Andre Pereira

DOI: 10.1590/S1679-45082018AO3997

RESUMO

Objetivo

Testar o desempenho do SurgiSafe®, dispositivo eletrônico de detecção de têxteis cirúrgicos por radiofrequência no intraoperatório, comparado à contagem manual.

Métodos

Gazes com etiquetas de radiofrequência (TAGs) foram alocadas na cavidade abdominal de um suíno submetido à laparotomia, em locais distribuídos aleatoriamente. As TAGs foram contadas manualmente e com uso do SurgiSafe®. Valores preditivos positivos e negativos, sensibilidade, especificidade e tempo de contagem foram analisados para ambos os métodos.

Resultados

Por meio da análise de 35 ciclos cirúrgicos, o SurgiSafe® fez a identificação instantânea de todas as gazes, com especificidade, sensibilidade, valores preditivos negativo e positivo de 100%. Apesar de não apresentar significância estatística, a contagem manual apresentou sensibilidade de 99,72% e especificidade de 99,90%.

Conclusão

O SurgiSafe® mostrou-se eficaz para contabilização de têxteis cirúrgicos em tempo real in vivo, e seu uso como adjuvante na contagem manual é de grande valor para o aumento de segurança do paciente.

Avaliação de sistema eletrônico por radiofrequência para monitoramento intraoperatório de têxteis cirúrgicos
Ir para o conteúdo