einstein (São Paulo). 01/dez/2016;14(4):547-52.

Programa de Qualidade: o que influencia na opinião da equipe de enfermagem

Fernanda Mazzoni da Costa, Irene Duarte Souza, Maria Inês Monteiro, Maria Helena Baena de Moraes Lopes, Rosangela Maria Greco

DOI: 10.1590/s1679-45082016gs3615

RESUMO
Objetivo
Analisar as variáveis de maior impacto na opinião dos trabalhadores de enfermagem sobre um Programa de Qualidade de um hospital de ensino.
Métodos
Estudo exploratório-descritivo, desenvolvido com 72 trabalhadores de enfermagem, com dados coletados por meio de questionário autoaplicável, contendo 24 afirmações com escala Likert sobre o Programa de Qualidade. Para análise dos dados, foram utilizados análise fatorial e coeficiente de correlação de Pearson.
Resultados
A análise agrupou as afirmações em seis fatores. O coeficiente de correlação de Pearson definiu uma escala de influência das variáveis dentro de cada fator, cuja variável de maior impacto em cada fator representa a questão prioritária para a melhoria da opinião do trabalhador sobre o Programa de Qualidade. As variáveis prioritárias foram: acreditar que o Programa de Qualidade contribui para o hospital; compreender as orientações do programa; interessar-se pelos rumos de qualidade do hospital; e não se sentir desgastado em função do programa.
Conclusão
Estas variáveis devem ser focadas durante a implantação e a execução de um Programa de Qualidade, pois possuem maior impacto na melhoria da opinião em relação a ele, contribuindo para aumentar a adesão dos trabalhadores de enfermagem.

Programa de Qualidade: o que influencia na opinião da equipe de enfermagem

61

Comentários