einstein (São Paulo). 01/jun/2012;10(2):145-50.

Estudo ultraestrutural de degeneração transneuronal dos elementos axonais do núcleo paratrigeminal de ratos com desnervação sino-aórtica

Cristofer André Caous, Ricardo Luís Smith, Edna Freymuller Haapalainen, Charles Julian Lindsey

DOI: 10.1590/S1679-45082012000200006

Objetivo:
Estudo morfológico que buscou verificar, por meio de microscopia eletrônica, a presença de aferências de receptores sino-aórticos em núcleo localizado na região dorso-lateral bulbar.
MÉTODOS:
Após 5 dias de sobrevida, 9 ratos com desnervação sino-aórtica anestesiados com equitesina foram submetidos à perfusão transcardíaca, e o encéfalo de cada um deles foi processado histologicamente.
RESULTADOS:
A citoarquitetura neuronal do núcleo paratrigeminal compreende projeções aferentes de outros núcleos que apresentam uma característica distributiva em relação às funções viscerais e nociceptivas na integração do reflexo cardiovascular.
CONCLUSÃO:
A porção medial do núcleo recebe projeções aferentes da região rostro-ventrolateral do troncoencefálico, confirmadas por meio de estudos com rastreadores neuronais. Os resultados indicam que a região medial do núcleo paratrigeminal contém o maior número de fibras axonais degeneradas.

Estudo ultraestrutural de degeneração transneuronal dos elementos axonais do núcleo paratrigeminal de ratos com desnervação sino-aórtica

45

Comentários